terça-feira, 30 de novembro de 2010

Para pa para pa, pá! ♪♪

Todos, eu disse todos no mundo, até a minha mãe, conhecem o encanador bigodudo. Nem preciso dizer que a série Mario é imensa e com inúmeros jogos, mas mesmo assim tomei a decisão de falar um pouco sobre cada um e me focar mais na história deste personagem e sua evolução ao longo dos anos, ao meu ver. Mais velho que muitos de vocês leitores, e inclusive mais velho que eu, e que permanece vivo e fazendo sucesso até hoje no mundo dos jogos eletrônicos, posso afirmar com toda a certeza que esse italiano de macacão azul é o maior sucesso em termos de aceitação de público e de top-of-mind dos games de todos os tempos.





Confesso que não gosto dessa história de uma softhouse ter direitos exclusivos sobre jogos e consoles. Isso limita muito determinado jogo e faz com que você tenha que comprar o videogame para poder jogar, em vez de poder jogar no que você tem. A Nintendo sempre, desde o início, é assim. Uma softhouse independente, sempre criando personagens exclusivos para seus consoles. Posso citar, além de Mario, outros personagens exclusivos dela: Fox, do jogo Star Fox, Samus Aran, do Metriod, Kirby do game de mesmo nome, Link, de Zelda e Donkey Kong, da série Donkey Kong (dã) e Pokémon. Exclusividade é algo que considero idiota, e a criadora ganha e perde ao mesmo tempo. Não gosto da Nintendo por isso, com essa putaria de exclusividade e etc, mas nao to aqui pra falar mal dela, e sim dos games. Retomando, Mario é sem dúvidas a série mais famosa das últimas décadas, sim, décadas, e segundo minhas pesquisas está em primeiro lugar no ranking de mais vendidos do mundo. Ao longo dos anos, Mario foi passando de meros pontinhos de pixels e tomando formas e cores cada vez mais características, acompanhe um pouco essa evolução:


A primeira aparição de Mario, em 1981 (foto), conhecido antigamente como Jumpman, por pular sobre as plataformas, foi em um jogo do Donkey Kong, onde o macaco era o vilão e você tinha que controlar o bigodão para salvar a princesa das mãos do peludo. Posteriormente ele ganhou seu primeiro game como personagem principal: Mario Bros em 1983, onde ele e seu irmão Luigi tinham que enfrentar infinitamente tartarugas e moscas que saíam de túneis.



Mas foi em 1985 que a série alcançou o primeiro degrau para o sucesso com Super Mario Bros para o NES (nintendinho). Foi o jogo mais vendido da história, vinha junto com o console que na época vendeu 60 milhões de unidades. Em 86 e 88, respectivamente, foram lançados Super Mario Bros 2 e 3.


Em 1991 o encanador chega ao Super Nintendo, e provavelmente este deve ter sido o primeiro jogo que lhe vem a cabeça quando se fala de Mario Bros. Entitulado Super Mario World, este atingiu o ápice da popularidade na época e apresentou ao mundo o dinossauro Yoshi, que serve de camelo e é ogrande salvador da pátria quando Mario está caindo direto para a morte. Quem jogou e deu algum pulo errado enquanto montado no Yoshi sabe do que eu estou falando.


Nos anos seguintes, com excessão de 1998, foram lançados vários jogos do Mario para Super NES e Game Boy, mas a maior revolução a ser considerada é com a chegada ao Nintendo 64 com Mario 64. Mario em 3D, com fases gigantescas, coloridas e muito animadas. Eu já tive a oportunidade de jogar no próprio Nintendo 64 no controle em forma de pata de dinossauro, e não tem comparação ao se jogar emulado.


A partir daí, Mario ganhou uma infinidade de jogos, não só de salvar a princesa, mas jogos de Tenis, Futebol, Tabuleiro, Corrida e diversos outros jogos em que ele e seus amigos fazem participações, como por exemplo, NBA Street V3, um jogo de basquete de rua para GameCube, onde ele é um personagem selecionável.

O game mais recente de Mario é o Super Mario Galaxy 2 (foto) , para Nintendo Wii (viram o que eu disse sobre exclusividade?) um jogo super hiper mega divertido, que está entre os top 10 dos jogos mais fodas de 2010. Para o ano que vem, espere por Mario Kart 3DS, para o novo console portátil da nintendo: Nintendo 3DS, a nova versão do Nintendo DS, agora em 3D. Foda. Nem toda empresa se dá bem com exclusividade (microsoft e o primeiro XBOX), mas a Nintendo acertou em cheio, e com certeza deve grande parte de sua fama, se não toda ela, ao italiano que literalmente, entra pelo cano.


Já jogou Mario? Com certeza já! Deixe seu comentário! Abraços!

2 comentários:

  1. Joguei muito Sonic na minha infância porque tinha um Mega-drive, mas sempre cabia um corridinha na casa do meu primo pra jogar Super Mario World. Mas o melhor Mario é o 3 do NES! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Mariooooooooooooooooooooooo ! Você escreve muito bem amor! Parabéns pelo Blog :)

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme