quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pólvora e Honra


"Mostre-me um homem que não seja escravo das suas paixões"
'Hamlet' - William Shakespeare

Sinceramente, sempre achei que fosse o tipo de leitor preguiçoso porque não consegui ler clássicos como "Senhor dos Aneis" ou "Brumas de Avalon", são livros tamanho GG e a história não acabava no primeiro livro...
Mas eu acabei conhecendo um pouco de outros escritores não-tão-clássicos e descobri o tipo de leitura que me atrai: as que fazem referências a coisas mundanas. Assim, é o livro sobre o qual vou falar hoje: 'O Pistoleiro' de Stephen King, o primeiro volume daquela que se tornou a maior saga inglesa: A Torre Negra.



A Saga como um todo tem a promessa de contar a trajetória do Pistoleiro em busca da Torre Negra atravessando a Terra Média, um mundo que "seguiu adiante", cheio de ruínas, seres estranhos e mistérios. A idéia surgiu com base no Poema "Childe Roland to the Dark Tower Came" (numa tradução mais livre: 'O pequeno Roland chegou à Torre Negra') de Robert Browning (e o título do poema por sua vez é uma citação de Shakespeare em 'Rei Lear') e os livros são cheios de citações de musicas ou mesmo filmes da cultura pop, o que torna fácil o sentimento de empatia. Mas irei me focar apenas no primeiro livro.


The Gunslinger (O pistoleiro) é um livro, segundo o próprio King, "difícil de se ler". Neste ponto, creio que ele esteja terrivelmente errado! O livro é empolgante do começo ao fim, com uma trama que traz muitas perguntas e apenas algumas respostas, afinal O Pistoleiro não é de falar muito e as perguntas é que tornam a história tão viciante.

Durante seu trajeto O Pistoleiro (cujo nome não é dito por um longo tempo) caça um feiticeiro conhecido como Walter, ou "O Homem de Preto", através de um deserto grande pra caramba, para saber ONDE, afinal, fica a Torre Negra, sobre a qual nada é explicado.
A trama tem seu foco, como o próprio titulo já indica, em contar quem é o pistoleiro e mostrar como é sua vida obsessão por encontrar a Torre Negra, sua vontade de ferro e seu saudosismo por aqueles que se foram.
Ao longo da Trama Roland droga, falei o nome, passa por situações extremas e insensatas, deixando clara a diferença de meio de vida entre nosso mundo e a Terra Média. O mundo do Pistoleiro possui instrumentos tecnológicos sim, mas estes são encontrados em ruínas, enquanto que carroças são coisas 'atuais'.
Outros personagens vão surgir ao longo da história, que variam desde um garoto vindo de Nova York de 1977 a figuras estranhas que aparecem, como um morto-vivo que masca maconha controlado pelo Homem de Preto, tornando a história um misto de personalidades inusitadas e mistérios pra te deixar mais curioso e até mesmo sedento pelo próximo livro. Um prato cheio pra quem gosta de tiros, ficção, magia, velho oeste e histórias cheias de interrogações.
Enfim, não vou contar toda a história aqui, é claro, fica a dica pra quem gosta de ler.


E se você ainda não é fã de livros, pode conferir a série em quadrinhos baseada na Saga, com o mesmo nome. A HQ no entanto conta a história do Pistoleiro ANTES do livro, conta sua trajetória para se tornar um pistoleiro, ou melhor, como se tornou o ÚLTIMO pistoleiro da Terra Média. A dica fica também pra quem for ler o livro, afinal é um complemento!


A HQ, no formato grande (reunindo os volumes lançados) custa cerca de R$ 59,90
Já o livro Varia de preço de acordo com suas versões que vão de $4,50 (Quatro dólares e meio) na versão pocket em inglês. até R$45,00 em livrarias caras, mas com capa bonita.

E você, já leu ? Achou interessante? Quer saber mais ou acha que já escrevi mais do que deveria?
Que tipos de livros gostariam que estivessem por aqui? Deixe sua opinião e nos ajude a melhorar.

Abraços!

7 comentários:

  1. Uia, eu sou um tipo de pessoa que não gosta de ler. Mas que com essa intro, me fez interessar mesmo. Parece mesmo empolgante a história. E quanto as sugestões, fala de Clarice =) Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Putaqueopariu!!!! Fico muito bom o post,se eu não tivesse lido o livro ainda concerteza comprava hj.O moleque só me surpreende muito ducaralho!!!

    ResponderExcluir
  3. Stephen King é um mestre, a série Torre Negra já tá na minha lista faz tempo, ótima escolha pro post!

    ResponderExcluir
  4. Porra, queria saber postar bonito assim! UAHUAHAUH Foda cara, sem mto a declarar, Stephen King é um gênio.

    ResponderExcluir
  5. Adooroo Stephen King já li vários livros dele esse ainda não mas vai ser o próximo que vou ler assim que terminar operação cavalo de tróia. Depois que li seu post nem sei se vou esperar to muito curiosa. Valeu pela dica de livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o livro e ja li duas vezes , acho ele filhadaputamente animal , E VAI VIRAR FILME VIU...E SERIE DE TV TBM...EH SERIO...e queria do fundo do meu coração q vc falasse dos livros de TERRY PRATCHETT da serie DISCWORLD pergunta pro eddy SE NAO EH DO BARALHO...

    ResponderExcluir
  7. Ana, Leia mesmo! Você só num gosta de ler pq nunca leu O Pistoleiro =P kkkk #pagapau mode on# Quanto a clarice... hummm... vou pegar pra ler qualquer dia, depois comento ^^

    Eddy e Luis - Devo essa a vocês caras, fizeram tanta propaganda que eu acabei comprando pra ler! uhauhahu e pode deixar que Discworld será lembrado com certeza!

    Matheus - Cara, roda essa lista, a saga é a "The best ever", val e a pena colocar no topo da lista, pode ter certeza!

    Wendell - Porra velho, gênio é a palavra perfeita pra descrever o maluco! E valeu pelo elogio ao post! haha

    Mary - kkkkk, termine operação cavalo de Troia, pq se vc gostar do pistoleiro não vai querer ler outra coisa até terminar a série (exagero, tah, eu sei rs)

    A todos vcs - MUITO obrigado por ler e por opinar a opinião de vcs vai sempre ajudar a melhorar cada vez mais este blog que, se vocês quiserem (voz do povo é a voz de Deus) vai muito longe!

    Abraços!

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme