domingo, 21 de novembro de 2010

Futuro das Midias Sociais No Vale do Paraíba - #SMVP2010

SMVP - Social Midia Vale do Paraíba (traduzindo: Evento sobre mídias sociais no Vale do Paraíba), como o próprio nome diz é um evento que reúne profissionais e empresas do ramo de comunicação pela internet através de mídias sociais (orkut, twitter, facebook, foursquare, blogs, entre outros). Eu fui para o evento e foi falar um pouco sobre ele.
Sinceramente, vou tentar passar aqui um breve resumo do que foi o evento MAGNÍFICO (palavra velha, né?! Eu sei rs) de Midias Sociais do Vale do Paraíba, embora eu saiba que não conseguirei passar aqui a grandiosidade daquilo e embora eu saiba que não vou conseguir transmitir, nem de perto, a animação que estava naquele auditório, mesmo quando estavamos com sono cansados e com sono (ao final do evento).
O Evento foi organizado po@armindoferreira e @robsoncriative. Buscando, pelo meu entendimento, dar um UP no cenário de comunicação do Vale do Paraíba. A Apresentação ficou por conta de JorgeNeri

Sexta-Feira
Open Session Friday - O evento começou no Sábado, em torno das 18:30 com "Open Session Friday" onde Lucas Couto e Patrick Estrabom da It's Digital falaram sobre as aplicações do Foursquare e do Case¹ Espoleto. A palestra iniciou muito bem o evento, com explicações da dificuldade e alguns possíveis problemas da integração do mundo digital com o mundo real.

Super Session SMVP - Ian Black, que iniciou sua vida como blogueiro a 10 anos contou um pouco de sua trajetória, com as evoluções das mídias sociais e a transformação da internet ao longo deste período. Citou também as mudanças radicais que ocorreram na forma de interação das pessoas após o surgimento do orkut.

Super Session VNEWS - Thiago Leifert, da Rede Globo, chegou agitando a galera e falou sobre a forma como pessoas públicas (vulgo, gente famosa) lida com redes sociais. Falou sobre sua relação com seus 'fakes'² e sobre sua relação com os fãs através de redes sociais.

Sábado

Open Session Saturday - Tiago Yanamine, da @trampos (perfis online de vagas) falou sobre a disponibilidade de mercados online e seu trabalho no desenvolvimento da trampos, que hoje conta com twitter específico de várias áreas de atuação.

Painel 1: Blogueiros do ValeCleyton Torres (Mídia8), Rafael (Rafael Designer) e Tiago Cordeiro(15 minutos e Melhores do Mundo) Discutiram Blogs, os caras deram uma boa visão de como fazer um blog dar certo, não com uma receita pronta, mas com dicas de que ponto de partida devem seguir aqueles que querem trabalhar de forma profissional com blogs. Talves o painel mais significativo para o Cultura Avulsa durante o evento. 

Super Session Pagseguro - Douglas Ribas do Pagseguro falou sobre segurança em compras online, sobre como surgiu o pagseguro e as diversas formas de segurança criadas pela empresa. Vai parecer que estou apenas fazendo propaganda dos caras, mas a verdade é que a empresa de fato traz uma forma segura de compras online, embora não seja adotada por todos os canais de compra ainda é a melhor dica para compras via internet.

Super Session SMVP - Maria Carolina da Kingolabs falou sobre a experiência de se montar uma empresa online e as melhores dicas para se inserir, de forma empresarial, num mercado para o qual não existe receita (como de bolo). Contou sobre o surgimento do migre.me e os sufocos passados para tornar rentável idéias que eram boas, mas mal aplicadas até então.


Super Session SMVP (outro) - Mario Soma, formado jornalista, passou um pouco das dificuldades de se inserir no novo mercado, as dificuldades de se mudar a forma de pensar e algumas dicas para o crescimento dentro do mundo da internet. O cara não é fraco, cresceu do 0 (foi vendedor ambulante) e hoje é uma referência no que diz respeito a comunicação digital.

Digitais do Vale - Com Éder Costa(Zigotto), Eduardo Costa(Phocus) e Rafael Kiso(FocusNetwork). Os profissionais discutiram as novas tecnologias, a falta de profissionais na área de tecnologia e a realidade da área de mídias sociais no vale do Paraíba. Foram citadas diversas teorias sobre a ausência de grandes cases aqui no vale, entre elas as mais defendidas é a falta de empenho de profissionais do Vale em se profissionalizar na área e a falta de tecnologias, que está um pouco distante da realidade da região.

Showcase - Marco Framzolim da Monkey Business nos mostrou seu trabalho na Monkey, que é um show por sí só. A empresa tem o dom de montar apresentações para outros, ou seja, tornar o trabalho de outros num verdadeiro show. Não da pra definir direito o que eu vi lá, só posso dizer que os caras manjam muito de fotografia, trilha sonora e Power Point (sim, as apresentações são em power Point).

Super Session SMVP (+1) - Gil Castilho da Tupy Company, deu um show de palestra no tema de eleições e midias digitais. Falou sobre a onda Obama na internet e seguiu raciocínios até chegar nas nossas eleições, onde a maioria dos nossos candidatos disputaram de forma hilária pelo domínio nas mídias digitais. Palestra esclarecedora e muito divertida, um show de informações e risadas.

Painel 2 - Com Eloá Oliveira (Grupo de Comunicação do Vale e DIVA DO SMVP2010), Cássio Rosas (APPVale) e Jordache Murta (Site VNews). Uma galera sábia que discutiu sobre o mercado de publicidade no Vale, citaram a falta de grandes cases e a falta de credibilidade no mercado atual vinda de ambos os lados  (clientes e profissionais do Vale). Um painel show, que conseguiu animar a galera já cansada depois de quase um dia todo de palestras.


Super Session SMVP (parte final) - Rodrigo Capella Entrou em cena esbanjando POESIA, literalmente, e falou sobre as mudanças a serem vistas no mercado atual, mudanças na visão de profissionais, como um novo formato de 5P's e um novo tripé para profissionais de comunicação (que inclui entretenimento). Rodrigo fechou o dia com chave de outro, mostrando que mesmo o mercado atual de profissionais de comunicação ainda não está tendo clara visão das mudanças que ocorrem.


O Evento foi o melhor evento do qual participei neste ano e deixou aquele gosto de 'quero mais'. Os contatos que se pode fazer num evento deste porte e a importância dele para o Vale (e não apenas para a área de comunicação) é algo imensurável. 


Fica então, meus parabéns e agradecimentos aos organizadores @armindoferreira e @robsoncriative, por criar no vale um evento de tal magnitude.

Se você quiser verificar por sí mesmo os comentário a respeito do evento, procure no twitter pela HashTag #smvp2010, foi por ela que todos que estavam no evento se comunicaram (afinal não dava pra falar e atrapalhar os palestrantes), fizemos piadas, comentamos o evento e até mesmo escolhemos a 'musa smvp2010'. Somente o acompanhamento dos comentário aos vivo podem dar idéia de como foi, de fato o evento.

¹- Case - é uma definição da área de Publicidade para ações feitas por agências em empresas, e envolvem propagandas e ações promocionais, entre outras. É como dizer: "fizemos um trabalho com a empresa X" > "Atendemos o case X"
²- Fake - Perfil falso online. Em geral são pessoas com tempo livre que usam nomes de celebridades em redes de relacionamentos, sendo que alguns o fazem por simples diversão enquanto outros o fazem para tentar denegrir a imagem da pessoa em questão.

Qualquer duvida, opinião ou comentário, sinta-se a vontade para comentar aqui.

2 comentários:

  1. Cara realmente foi muito esclarecedor. O Vale realmente precisava de um evento assim. A internet de fato faz parte da vida do mundo, logo as redes sociais são o grande foco prq o ser humano nunca quer ficar sozinho. Fico bom pacas o texto Helder e muito obrigado por ter resistido bravamente 2 dias de evento(sei como cansa).

    ResponderExcluir
  2. Poxa que bacana!!! Fico muito feliz em nome do SMVP os seus comentários. Ano que vem tem mais, aguarde =)

    Abraços

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme