quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A febre da informação!

Que vivemos na era da informação não deve (ou não deveria) ser novidade pra ninguém! Mas fica sempre a questão: O QUE DIABOS ISSO SIGNIFICA?

Estarmos na era da informação significa que, nestes tempos conturbados, a informação se tornou o bem mais valioso para o ser humano e significa que as pessoas procuram cada vez mais e cada vez com mais interesse por informações de TODOS OS TIPOS.


O fato é que: nunca se leu tanto no Brasil como nos últimos anos, e isso inclui principalmente os jovens. Mas não é de literatura que vim falar hoje, vim aqui pra falar de uma mídia social que é febre entre os internautas: o amado e odiado Pássaro Azul, o Twitter!
Com visuais diversos o Pássaro azul tenta seduzir
Sei que muita gente vai chegar aqui com a idéia fixa de que o Twitter se torna inútil com tanta gente postando coisas sobre o dia-a-dia como "vou pegar uma água ali na cozinha #bjosmeliga", mas antes de julgarmos, vamos conhecer um pouco sobre O QUE É o Tal de Twitter:


O Twitter é um microblog. Isso significa que cada um posta o que quiser (como em qualquer blog), mas em apenas 140 caracteres (letras). 
Antes de ser usado como chat por trouxas pessoas menos ocupadas, o Twitter foi criado como um canal de informações: isso quer dizer que você pode conferir as noticias dos maiores jornalistas, blogueiros, etc em tempo real, mas mais do que isso, você pode conferir as noticias que até mesmo o pescador de São Francisco Xavier enviar, em outras palavras, todos podem divulgar informação, tirando esse poder do controle da imprensa.

Com o tempo, por ser dinâmico, o Twitter acabou sendo confundido com um site de relacionamentos e passou a ser usado por muitos como chat (como se não existissem milhares por ai) e então muitos usuários que desconhecem o poder de uma ferramenta como essas passa a odia-lo sem entender completamente...

O fato é que se você tem um Twitter, você não precisa necessariamente ficar vendo essas baboseiras. Você simplesmente pode seguir Quem você quiser, assim tornando sua 'timeline" (a pagina onde aparecem as mensagens postadas) uma fonte rica de informações que serão úteis a você.

Há quem use o Twitter para diversas finalidades: empresas usam para divulgação, relacionamentos com clientes e busca de novos profissionais, desempregados procuram empregos ou oportunidades de ganhar uns trocados, geeks procuram novidades na tecnologia, músicos procuram bandas, baladeiros procuram novidades e novas baladas para ir, enfim, a rede é ilimitada, você pode buscar o que quiser e é bem provável que encontre.

Agora todo mundo quer voar!
A ferramenta possui grandes meritos e tem um grande potencial para crescer cada vez mais. Tente imaginar um mundo onde toda informação relevante seja jogada na internet e você possa acompanha-la ao vivo! Você poderia saber desde a melhor rota para fugir do trânsito na hora do hush até a melhor hora para ir comprar seu pão de queijo quentinho na padaria.

Eu, sinceramente, já fui dos que criticaram o Twitter, achava que a febre não ia pegar e que esse negócio de pessoas falando do dia-a-dia era bobeira. Hoje, conhecendo melhor a ferramenta, estou aqui falando pra vocês o quanto "o bagulho é bom", pensando em trabalhar com essa ferramenta, twittando com o @cultura_avulsa e ainda dando uma dica extra:

Se você quer usar o Twitter com maior proveito, dando um jeito de acompanhar todas as informações, tente usar o Tweetdeck. Ele é um programa leve no qual você consegue acompanhar as informações de seus amigos, as respostas enviadas para você, suas mensagens privadas e mais qualquer tipo de busca que você queira fazer pela rede do Twitter.

Claro, tem muita coisa a se ensinar para quem não conhece a ferramenta, mas vamos deixar isso para outra hora, não é?!

E Você, o que pensa a respeito do Twitter? Deixe seu comentário e conte pra gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme