quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Novo Cinema Novo

Filho do empresário Esmir Olveira e da psicoterapeuta Fátima Vidotto, Esmir Filho é hoje um dos grandes expoentes do cinema nacional. Graduou-se na FAAP escola de filme em São Paulo em 2004 e logo se tornou diretor de curtas-metragens.






Esmir ganhou maior projeção quando seu curta Tapa na Pantera vazou no Youtube alcançando em uma semana 235 mil views. O curta estrelado por Maria Alice Vergueiro mostra uma senhora de idade que fica em êxtase fumando maconha no cachimbo (porque como ela diz “o que faz mal é o papelzinho”). O vídeo mostra de forma cômica a sinceridade de alguém com um assunto tão sério dizendo deliberadamente que usa e que não se sente mal com isso, o que já na nossa realidade não acontece muito e não só relacionado a esse assunto, mas ao cotidiano, coisas comuns que todos escondemos.


Em 2006 o curta-metragem Alguma Coisa Assim (Também dirigido por Esmir) ganhou o prêmio de melhor roteiro para curta-metragem no Festival de Cannes e o curta ainda faturou três Kikitos no Festival de Gramado o de melhor curta, direção e atriz na categoria 35mm.



Nesse ano Esmir lançou seu primeiro longa-metragem Os Famosos e os Duendes da Morte baseado no livro Música para Quando as Luzes se Apagam de Ismael Caneppele. NO filme acompanhamos os dilemas de um garoto de 16 anos fã de Bob Dylan que se comunica com o mundo através da internet e esquece sua cidade até se deparar com uma figura misteriosa que o faz mergulhar em estranhas lembranças e num mundo fora da realidade.



Além disso, recentemente Esmir Filho foi indicado pela Época como uma das pessoas para seguir pelo Twitter.



Nós do Cultura Avulsa esperamos o melhor para o Cinema Nacional e se Esmir Filho é esse melhor que continue com seu trabalho e nós na torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme