quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

To be or not to be?

"at the end, where all works of art should begin"
Edgar Allan Poe
Desde o inicio do blog eu pretendia postar sobre um dos maiores escritores que já existiu: William Shakespeare! A própria existência do cara é algo discutível: uns acreditam que ele realmente existiu, outros dizem que Shakespeare era apenas um pseudônimo utilizado por diversos autores.

Você já deve ter visto (ou pelo menos ouvido falar) de adaptações feitas com base no "Romance" 'Romeu e Julieta' de Shakespeare e talvez esteja se perguntando porque eu resolvi falar de um cara que escrevia coisas melosas, mas eu vou contar algo que pode surpreender os mais desavidados: Shakespeare não escreveu romance algum!
Mas vamos pelo começo... Shakespeare nasceu em 26 de abril de 1564 e morreu no dia 23 de abril de 1616. Durante sua vida foi autor de poesias, livros e principalmente peças de teatro, sendo que ele mesmo não escrevia as peças no papel, então temos hoje em dia apenas adaptações feitas por quem via na época (ou algo assim). 

Shakespeare ficou famoso por fazer o que sabia fazer melhor, escrever comédias, dramas e tragédias. Note que ele não é chamado de romancista, mas de dramaturgo (eu chamo de trágico), isso porque as peças que escrevia não eram baseadas em romances, mas sempre em tragédias humanas, seja em Hamlet, Macbeth ou mesmo 'Romeu e Julieta', os livros são cheios de trama e mortes
Em 'Romeu e Julieta' Romeu mata o primo de Julieta (entre outras mortes) e ao final da história ambos Romeu e Julieta morrem juntos. Bonito? Não. Trágico.

Não bastasse estes enganos para fazer nosso amigo Bardo (como também é conhecido) revirar no túmulo frequentemente surgem textos que são não sei porque diabos, atribuídos de forma errada à ele, como o famoso "Depois de um tempo", que é baseado no texto 'After a While' de Verônica Shoffstal (mas é baseado, porque tem MUITA diferença) e que segundo o blog autordesconhecido foi um "catadão de textos" feito por uma garota e que alguém resolveu colocar que era de Shakespeare.

Enfim, se você se interessa por ler sobre o drama humano, a corrupção de uma alma, ódio, inveja e traição, leia uma obra de William Shakespere!

E se você quiser ver um filme de adaptação de uma obra de Shakespeare veja Macbeth ('Imperio do Mal' no Brasil) e não uma das 1.100 versões de 'Romeu e Julieta".

O que vocês pensam sobre Shakespeare e suas Obras? Ja leram? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme