terça-feira, 7 de dezembro de 2010

É porrada de verdade!

Estava eu em casa pensando sobre o que iria postar nesta terça-feira. Já havia falado de jogos antigos, não poderia repetir a dose tão cedo. Novidades interessantes, poucas. Eventos importantes, nenhum no momento. Foi então que, pelo msn, disse a minha namorada que estava sem idéias para a postagem, eis que ela me manda simplesmente três letras que me inspiraram na mesma hora: "UFC". O que diabos é UFC? Por que isso me inspirou a postar? Continue lendo e descubra!

Este post é dedicado a ela, Karine de Oliveira Dantas, minha namorada, por me dar a idéia da postagem desta semana. Eu te Amo e obrigado!





Creio que poucos aqui conhecem, e dos poucos que conhecem, poucos gostam. É difícil postar sempre sobre um assunto que agrada a todos. Neste post eu queria também acabar um pouco com um certo preconceito que existe contra este esporte, luta, que eu aprecio e muito.


Sem mais delongas, o UFC é a sigla para Ultimate Fighting Championship, o torneio de MMA (Artes Marciais Mistas) mais importante do mundo. Acontece em intervalos de mais ou menos 2 meses nas arenas do mundo todo. Diferente de qualquer outra modalidade de luta no MMA o atleta usa qualquer tipo de Arte Marcial, por exemplo, um lutador de boxe pode enfrentar um lutador de jiu-jitsu, e até mesmo, um lutador pode usar diferentes tipos de artes durante o combate. Aí o por que do termo "Artes Marciais Mistas". O UFC está atualmente na sua 124ª edição e é incrivelmente famoso no mundo todo, não tanto no Brasil pois os canais em que passam os combates são pagos, e nem todos tem acesso. E acredite, os brasileiros, se não forem os melhores estão lado a lado com os melhores lutadores do mundo, pois, se não me engano, 4 cinturões (que representam o campeão da categoria) são de brasileiros. Bom, como a minha coluna no Cultura Avulsa não é sobre esportes, paro por aqui. Achei necessário explicar o que é antes de comentar sobre o game.


Neste ano foi lançado o jogo UFC 2010: Undisputed (para PS3, XBOX 360 e PSP), que retrata de uma maneira absurdamente fiel o campeonato todo, com todos os lutadores da temporada 2010, as arenas mais importantes, todos os juízes de ringue e até mesmo o clássico Bruce Buffer, o anunciante das lutas (na foto a esquerda, quem o conhece sabe até as falas! "Ladies and gentleman, we are live!" kkkk). É incrível o nível de detalhes do jogo, os lutadores foram retratados fielmente, não só na aparência mas também no estilo de luta e golpes característicos. Por exemplo, Lyoto Machida, o ex-campeão da categoria meio-pesados (perdeu recentemente para outro brasileiro, Maurício Shogun) tem um chute muito característico a la Karate-Kid, e isso também foi adicionado ao jogo. Se um lutador vem do boxe, seus melhores golpes obviamente serão os de soco. Se um lutador vem do jiu-jitsu, ele com certeza terá melhores chances de vitória no chão, com estrangulamentos e chaves. Achei simplesmente incrível a maneira com que a produtora THQ retratou tudo no jogo, os detalhes chegam a arrepiar de tão fiéis a realidade.


Você tem diversas opções, como o modo Career, onde você cria seu lutador e tenta chegar aos mais altos níveis do UFC, o modo Exibition, onde você simplesmente escolhe os lutadores e a arena, como um amistoso no futebol. Tem também diversos outros modos, um bem interessante que eu no momento não me recordo, mas sei que você assiste um vídeo de uma luta importante, e tenta reverter a situação. Por exemplo, se o lutador na realidade perdeu, a luta é refeita e você controla o perdedor para tentar ganhar, e não pense que é fácil!



Há uma infinidade de golpes. Tantos que eu nem consigo começar a descrever, mas deixo claro novamente que cada lutador tem seus golpes e movimentos característicos totalmente fiéis a realidade. Se você conhece pelo menos um lutador, jogue e veja se não é verdade. Eu achei assombrosa tamanha fidelidade, e considero o game mais fiel a realidade dos ultimos tempos. Ponto extremamente positivo para a THQ. Dentre os lutadores mais famosos e fielmente retratados no game, posso destacar Anderson Silva, Vanderlei Silva, Damien Maia, Lyoto Machida, Shogun, Thiago Silva (os brasileiros) e os gringos fodões como Forrest Griffin, o brutamontes e capa do jogo Brock Lesnar, o croata que já foi um dos melhores do mundo Mirko Cro Cop, Josh Koscheck entre outros mais.



Se você possui TV a cabo, assista pelo menos uma vez. Creio que muitos ainda tem um certo preconceito com a arte marcial, dizendo coisas que ja ouvi como ''um bando de homem suado se pegando''. Se você pensa assim, sinto muito, você é pobre de mente e conhecimento. Não é porque os caras pegam na porrada pra valer que eles são gays ou seja lá o que pensem. Algum lutador pode ser homossexual lá e daí? Pega ele na porrada pra você ver! kkkkkkkkk Não me importo com a orientação sexual de ninguém, apenas estou falando que o UFC e o MMA, assim como qualquer outra modalidade de luta é um esporte! Tem regras que devem e são cumpridas por todos os atletas, fora que as lutas em si são um espetáculo. É incrível ver os golpes que esses caras conseguem dar, você vê o esforço e treinamento deles. Pois então, se você tem esse preconceito bobo contra luta, pare de ser mané! Assista ou jogue, duvido que você não vai gostar!

Um abraço e comentem!

ps: Gatinha, obrigado pela sugestão, este post é dedicado a você!

Um comentário:

  1. Own amor obrigada por dedicar para mim! Mais uma vez voce se superou no blog! Adoro ler tudo o que voce escreve! Qualquer coisa to aqui! Te amo e parabéns!!!

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme