quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vencendo no cinema


Por Heldpereira
Bruce Lee é, com certeza, um dos maiores nomes da era moderna. É difícil falar dele sem demonstrar uma incrível admiração, pois, para mim ele foi três vezes mestre. Dominador de artes-marciais, filosofia e cinema, Bruce Lee Mudou o mundo de muita gente em vida, tendo servido de referência para muitos dos ídolos de "filmes testosterona" dos anos 90. Tendo em mente que a existência de Lee foi um marco para tanta coisa, eu não poderia deixar de falar sobre ele aqui.



Algumas pessoas não conhecem o cara, então vamos apresentá-lo:


Bruce Lee nasceu em 27 de novembro de 1940, no ano e horário do Dragão chinês (como acreditam certas religiões). Sendo filho de chinês, recebeu um nome chinês: Lee Jun fan, mas a enfermeira preferiu chamá-lo de Bruce para facilitar a vida na américa (nasceu em São Francisco, mas sua familia se mudou para Hong Kong logo em seguida), e assim foi.

Desde pequeno Bruce Lee aprendeu artes marciais, tendo aprendido Taishi e Wing shun (estilos de Kung-Fu) e Boxe (2 títulos de campeão) antes dos 18 anos, quando foi enviado para a America devia à encrencas em que se metia, lá começou a ensinar Kung-Fu, se formou no ensino médio e entrou para a faculdade de filosofia. 
Bruce já havia participado de vários filmes durante sua infância, como figurante, e havia desistido dessa carreira em pró do Kung-Fu, mas por diversos eventos em 1966 conseguiu um papel na série O Besouro Verde. Após uma série de decepções com o cinema americano, Bruce Lee ficou meio puto e voltou pra Hong Kong, onde O  Besouro Verde havia feito muito sucesso e então sua carreira começou a fluir.

A partir de então Bruce Lee passou a atuar mais no cinema, primeiro no filme O dragão Chinês e logo em muitos outros, tendo sido ator, roteirista e diretor ao longo de sua carreira. Com sua garra, determinação visão diferente, Lee revolucionou os filmes de ação baseados em luta numa época em que Jack Chan era apenas um inimigo menor a ser derrotado e introduziu o amigo Chuck Norris (que era mestre em Karate, mas aprendeu Kung-Fu com Lee) ao cinema. Bruce Lee praticamente introduziu ao filmes de ação as lutas combinadas e combates em massa, defendendo que não bastava utilizar atores, mas sim lutadores para tais papéis.

Bruce Lee Morreu em 20 de Julho de 1973 (aos 32 anos) devido a alergia a medicamentos, mas muitas teorias conspiratórias rodeiam sua morte.

Curiosidades:

O filho de Bruce Lee, Brandom Lee também se tornou ator e ficou famoso pelo filme O Corvo, no qual foi morto durante as filmagens devido a um acidente com uma arma que estava de fato carregada.

Como não podia deixar de ser, Bruce Lee deixou seu legado e muitos personagens foram inspirados nele,  entre eles Liu Kang (Mortal Kombat), Fei Long (Street Fighter), Abyo (Pucca) e Hitmonlee (Pokemon)

Lee Também desenvolveu um estilo próprio de Kung-Fu, que denominou Jeet Kune Do (algo como Interceptação de punhos), um estilo mais radical de Kung-Fu que se baseia no contra-ataque.

Sendo um amante da filosofia, Bruce Lee escreveu muito em sua vida, e entre suas obras, a que julgo mais significante é a póstumo Aforismos, que reúne várias frases escritas ao longo de sua vida retratando sua visão do mundo em diversos aspectos.

 "Saber não é o bastante; é preciso aplicar. Querer não é o bastante; é preciso fazer." 

2 comentários:

  1. Post do caralho adoooooroo esse cara. Vcs do cultura estão de parabéns cada dia melhores.

    ResponderExcluir
  2. MARY Que bom que você tbm gosta do cara, ele é demais! E os créditos pelo blog ser bom é sempre de vcs leitores, afinal, fazemos tudo isso pra VOCÊS!

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme