quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Os sete segredos / princípios

Por HeldPereira

Já passamos por aqui algumas dicas de como ser um empreendedor de sucesso, mas sabemos que o conceito de "sucesso" vai além do bom desempenho no mundo dos negócios, então resolvi falar de alguns ensinamentos mais antigos, e até certo ponto, ocultos nas diversas culturas.

Não sou nenhum especialista em ocultismo, mas vim aqui trazer um pouco dos princípios que Guiam vários malucos caras de sucesso por aí.

Os sete princípios Herméticos* estão na base de diversas crenças e serviram como base para muitas religiões, compreender e saber lidar com tais princípios podem te levar a uma vida mais equilibrada, resultando me maior sucesso pessoal e profissional bem como uma maior satisfação consigo mesmo (fazendo sua vida deixar de ser a merda que é atualmente).
Tentarei explicar aqui os princípios de forma que mesmo aqueles que nunca leram nada sobre hermetismo possa compreender, independente de sua crença.


1 - PRINCÍPIO DO MENTALISMO
Esse princípio se baseia na idéia de que todo o universo é mental. Os Herméticos definem o universo como sendo uma criação mental de um TODO (entenda esse "TODO" como Deus, para melhor assimilação), assim, senda cada um de nós parte deste pensamento, cada um de nossos pensamentos pode influenciar o universo. Sabendo disso, mentalize sempre seus objetivos e cosias positivas, quem sabe assim não podemos mudar o mundo?

2 - PRINCÍPIO DA CORRESPONDÊNCIA
Se baseia na idéia de que tudo que acontece em um plano tem seu correspondente em outro plano. Pode ser visto no sentido de que tudo que ocorre no plano material tem seu correspondente no plano espiritual ou mental, e por ai vai!  o que significa que nossas ações estão um pouco além daquilo que vemos e nossos pensamento vão um pouco além do que está na nossa cabeça. Isso explicaria aquela sensação de algo errado "no ar" mesmo quando aparentemente nada está fudido ainda e pode ajudar a entender que se algo não está bom, pode ser resultado de suas próprias atitudes/ações.

3 - PRINCÍPIO DA VIBRAÇÃO
Traz o fato de que tudo está em movimento, tudo vibra. Se até mesmo os átomos e a luz, são vibrações de energia, ou seja, uma constante mudança, porque o resto deveria ser diferente? É importante estar sempre em movimento, seja físico, seja em mudança de opiniões, conhecimentos novos, emprego, amores, rotina... o importante é que estejamos com nossa mente, corpo e alma em constante movimento, tal como o universo.

4 - PRINCÍPIO DA POLARIDADE
Este princípio traz o fato de que tudo no mundo tem sua "dualidade", tudo no mundo tem dois pólos opostos e a diferença entre um extremo e outro é apenas uma questão de diferentes graus, tal como um imã, que independente do tamanho em que for quebrado possuirá um pólo positivo e um negativo. Compreendendo que o 'bom' e o 'ruim' são apenas pólos opostos podemos trabalhar nossa mente para compreender e transformar as dificuldades que encontramos em impulsos na direção de nossos desejos.

5 - PRINCÍPIO DE RITMO
O princípio de Ritmo indica que tudo na vida tem suas "idas e vindas", tudo funciona como um pêndulo que vai de um pólo ao outro, assim, para cada momento bom, existe um ruim e etc (é uma compensação), mas mais importante que isso, os Hermetista acreditam que é possível burlar esse princípio, indo para o pólo que quer e neutralizando o "pêndulo".

6 - PRINCÍPIO DE CAUSA E EFEITO
Ação e reação é a base deste princípio, se para toda causa (ação) existe um efeito (reação), também é verdade que para todo efeito, existe uma causa. Isso significa que nada acontece por "razão alguma", mas que tudo é causado por uma ação passada ou para alguma reação futura.

7 - PRINCÍPIO DE GÊNERO
Baseia-se no fato de que tudo no universo existe em diferentes gêneros, tal como feminino e masculino. No entanto isso é metafórico, se trata de que tudo se baseia em energia negativa e positiva e que a união de ambos, o choque entre os opostos que cria a vida e tudo que existe. De certa forma, pode-se dizer então que para todos os aspectos é necessário compreender que a união entre os opostos é essencial, mantendo-se um equilíbrio, daí o significado de símbolos como yin-yang, um contendo o outro.

Claro que cada um destes pontos é muito mais complexo do que eu seria capaz de explicar, mas espero ter sido capaz de explicar a idéia principal.

*Hermes Trimegistrius teria sido um grande sábio do Antigo Egito/Grécia que deixou diversos ensinamentos, tendo servido de inspiração para a crença no Deus Grego que recebeu seu nome: Hermes, o Deus do conhecimento... embora a wikipédia diga exatamente o contrário.

#Referência: O Caibalion Editora Pensamento.

2 comentários:

  1. hasuhusahusahusah
    Adoro seus trechos riscados amor!
    E para mim tudo se resume na lei da atração *-----*
    Mas que bom nos enriquecer com essa tão desconhecida cultura
    Ótimo post!!!!!!
    beijoss

    ResponderExcluir
  2. Mais ou menos isso... rs a lei da atração é UM dos ensinamentos, mas é bem por ai mesmo... nada Tão diferente do que conheçemos, mas ainda assim coisas q podem ser mais exploradas.

    Brigadão moça! ^^

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme