sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Conheça a arte de Beatriz Milhazes

Por Katia Del

Nosso país é um celeiro de pessoas talentosas que se destacam no exterior pelos seus trabalhos. Isso nas mais diversas áreas. Os artistas são grandes responsáveis por levarem o nome do Brasil com a grandeza que merece. Sim, nós temos arte e não somente bananas.


Vos apresento a carioca Beatriz Milhazes, pintora, ilustradora, gravadora e professora. Suas obras estão expostas nos museus mais importante do mundo como o MOMA e Metropolitan Museum em Nova York e o Reina Sofia em Madri. Também participou das Bienais de São Paulo, Xangai e Veneza.
Suas pinturas impressionam pelas cores, a abstração geométrica, o tropicalismo, o carnaval. É uma arte que remete à op e a pop arte



Beatriz pinta flores, arabescos, alvos e quadrados sobre uma superfície de plástico, para depois transferi-los para a tela. Nas colagens, sobrepõe camadas de cor utilizando-se de papéis de bala e sacolas de compras, criando uma harmonia de excessos, cujo impacto pictórico espelha a sua pintura. O colorido chega a ser bidimensional, o que dá um efeito muito interessante aos seus trabalhos.

Suas obras são super valorizadas. Em 2007, num leilão, ela bateu seu próprio recorde quando a tela "O Mágico" (2001) foi arrematado por US$ 1,049 milhão, na Sotheby's de Nova York, por um colecionador argentino.


Fraca a moça? Claro que não. Isso só confirma quanta gente criativa e talentosa temos por aqui. Infelizmente, às vezes, esses artistas são mais reconhecidos lá fora do que no próprio país. Triste porém, verdade.
Então é isso: vamos valorizar a cultura nacional. Termino o post com uma frase da própria Beatriz que sintetiza bem seu estilo:

"Estou interessada no conflito. E no momento que você adiciona mais cores, um conflito sem fim é iniciado. Portanto é um movimento constante em seus olhos, em você mesmo, em seu corpo...e eu gosto."






Um comentário:

  1. Kátia seus posts continuam cada vez melhores fico feliz de poder conhecer brasileiros que fazem o maior sucesso fora do país e aqui dentro quase ninguém sabe que existem. É preciso mesmo divulgar essa galera para que sejam mais valorizados aqui dentro do nosso país

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme