segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hans Zimmer - o mago das trilhas de cinema

Por Katia Del

Pode comprovar: se você foi ao cinema e pirou com a trilha sonora, a probabilidade de ser de Hans Zimmer é grande. É só esperar pelo letreiro final. Isso aconteceu comigo quando fui assistir Megamente. E é sempre assim, quando não se espera nada de um filme, aí sim ele te surpreende.


Este alemão é simplesmente o responsável pelas trilhas de maior sucesso no cinema mundial como Batman O Cavaleiro das Trevas, Piratas do Caribe, Pearl Harbor, Gadiador, Missão Impossível 2, A Origem. Confira a lista completa no IMDb. É impressionante.
Hans iniciou a carreira tocando teclados e sintetizadores, entre outros instrumentos nas bandas Ultravox e The Buggles. Com a última teve um videoclipe de sucesso na MTV (Video Killed the Radio Star).
As trilhas de filme entraram em sua vida em Londres, nos anos 80, durante uma colaboração com o famoso compositor e mentor Stanley Myers, no filme Minha Adorável Lavanderia (1985).

Mas logo partiu para projetos solo. Zimmer é o pioneiro em combinar tecnologias antigas e novas em suas produções. Hoje sua reputação é ser o mestre em reunir sons metálicos com arranjos tradicionais de orquestras.
Seu primeiro grande sucesso foi com o tema de Rain Man em 1988. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme e Zimmer foi indicado por Melhor Trilha Sonora.
No ano seguinte compôs a trilha para mais um vencedor do Oscar: Conduzindo Miss Daisy. Em 1995 ganhou o Oscar pela trilha de O Rei Leão.

E não parou por aí, outras indicações: Um Anjo em Minha Vida, Melhor Impossível, O Príncipe do Egito, Além da Linha Vermelha, Gladiador e Sherlock Holmes. Na disputa pelo Globo de Ouro foi indicado 7 vezes e levou o Globo 2 vezes (O Rei Leão e Gladiador).
Coisa pouca né?

Como vocês viram, o cara não é fraco não. E a combinação cinema + música é perfeita, ainda mais com um profissional do gabarito de Hans Zimmer.
Agora prestem atenção quando forem ao cinema e esperem os créditos finais!







2 comentários:

  1. Uma das coisas que mais me chama atenção em filmes é a trilha sonoro só que nunca tinha me ligado muito em quem preparava tudo isso. Depois dessa dica vou ficar mais ligada. Parabéns Katia vc só veio acrescentar no cultura.

    ResponderExcluir
  2. ELE É ÓTIMO!!!! sOU APAIXONADA FAZ TEMPO PELAS TRILHAS DELE
    *------*
    Amei o post, continue assim, arrasou!
    bjs
    o/

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme