quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

6 dicas para ser como Mark Zuckerberg

Por Eddy Venino
Mark Zuckerberg em uma palavra: Bilionário. Essa é uma das razões para esse jovem de apenas 26 anos hoje ser o centro das atenções. O garoto de Nova York que estudou em Harvard é criador de um dos sites mais bem sucedidos do mundo, o Facebook, que hoje já tem um valor de mercado de 50 bilhões de dólares!

Mas sem demagogia essa não é a maior qualidade (se é que dinheiro é qualidade) do cara. Recentemente foi lançado o filme A Rede Social (The Social Network) que conta a história da criação do Facebook. No filme você pode observar todos os riscos que Zuckerberg correu pra concretizar seu objetivo e como os contornou. E ali você pode ver os trunfos de um cara focado no que quer.
Você pode não ser um prodígio na informática, mas com certeza essas dicas vão te ajudar seja qual for seu campo de atuação!


1. Saber exatamente o que quer (ou Não ficar se enganando achando que o que todo mundo quer pra você é melhor).
Assim que idéia sobre o (na época) The Facebook apareceu na sua cabeça Zuckerberg não se desviou do caminho nem um centímetro, por mais que dissessem que podia ser errado em certos aspectos ou que era muito ambicioso Zuckerberg não se importou e persistiu no sonho.

2. Formar uma boa equipe (ou Encontrar as pessoas certas e tão apaixonadas pelo projeto quanto você).
Mark tinha a um corredor de distância seus amigos que também eram programadores como ele. Isso facilitou e muito na criação do site. Mas o mais importante nisso não é que ele os chamou porque eles eram seus amigos, mas sim porque conhecia a capacidade e habilidade de cada um deles. E a empolgação dos caras com o The Facebook chegava a ser até maior do que a de Mark.

3. Ser Oportunista (ou Não seja idiota em desperdiçar uma idéia que pode ser mais bem aproveitada por você).
Criador nato, sim. Mas oportunista também. Quando três alunos lhe apresentaram a idéia de criar uma rede social exclusiva para alunos de Harvard e lhe chamaram para ser o programador Mark viu ali uma oportunidade real de fazer algo grande e concordou. Só que eles não contavam com o oportunismo de Mark que passou a perna nos caras e se apropriou de idéia e a melhorou.

4. Se arriscar (ou Se você confia realmente na sua idéia, não tenha medo de largar tudo e mergulhar de cabeça).
A certa altura, para que o Facebook pudesse se expandir cada vez mais, Mark largou a faculdade e se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia. Pra muitos loucura, pra ele mais sucesso.

5. Viva e deixe viver (ou Se você der liberdade e confiar nas pessoas o retorno vai ser bem maior).
Desde a criação do Facebook até hoje Zuckerberg da liberdade total pra sua equipe tanto de idéias quanto de comportamento, sendo ele o mais despojado de todos.

6. Não tenha remorso (ou Ás vezes é preciso fazer coisas que outras pessoas não irão engolir e você terá que se manter irredutível).
Durante o filme Zuckerberg enfrenta dois processos relacionados ao Facebook. Um deles é movido pelo seu melhor amigo e também fundador do site Eduardo Saverin (brasileiro pra quem não sabe) que o acusa de diminuir suas participações nos lucros. O outro é dos Irmãos Winklevoss. que o acusam de apropriação indevida de idéias. Nos dois casos Zuckerberg não abandona seu ponto de vista e não tem medo de expor os fatos como aconteceram. Sendo ele culpado ou não.


Bem, nada é tão simples. Nada vai acontecer do dia pra noite. Mas se você se arriscar e acreditar mais em você, com certeza algo vai acontecer. E espero que tenha ajudado em algo, porque pra mim tem funcionado.

Até! Facebook me!

Um comentário:

  1. Carcamano como sempre me surpreendendo belo post e sabe que serviu certinho pra mim nesse momento conturbado que estou passando, tá medando maior força de tabela. Vc continua dez.

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme