quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tumbas perdidas? Ela encontra!

Ressalva: Galera, antes de mais nada peço desculpas por não ter postado na terça-feira dia 23. Minha vida anda super corrida, horário novo no trabalho, escola a noite, então fica difícil conciliar tudo. Como a quinta-feira ainda é um dia vago no Cultura Avulsa, e não quero decepcionar nem vocês leitores nem os camaradas do blog, tomei a liberdade de postar hoje, atrasado, mas justificado.



~




Ela é bonita. Ela é habilidosa. É caçadora de recompensas. Selvagem como os ursos e tigres que enfrenta, e ao mesmo tempo tem o charme das valiosas e raras relíquias que encontra por todos os cantos esquecidos do mundo. Lara Croft, com certeza, pode ser considerada uma musa dos games ao lado de Jill Valentine, Claire Redfield (Resident Evil), Chun-Li, Cammy (Street Fighter), Garnet, Tifa, Rinoa, Yuna (Final Fantasy) entre outras mais. Fazia tempo que eu queria falar sobre esta série de games (e não só games), e finalmente chegou o momento! Ainda não sabe do que estou falando? Ainda não sabe a que série pertence Lara Croft? É claro que estou falando de Tomb Raider!












Tomb Raider: Atlantean Scion





O primeiro jogo estrelado por ela. Foi publicado em 1996 pela Eidos Interactive, e foi com certeza um dos marcos da era Playstation. Com gráficos quadradões mas muito bem feitos para a época, o primeiro Tomb Raider trazia um estilo de jogo muito pouco utilizado. Você controla Lara Croft, uma arqueóloga a la Indiana Jones que caça tesouros e relíquias perdidas pelo mundo por puro prazer, e as vezes, a pedido de ricos colecionadores. Caso não esteja familiarizado com a série ou a desconheça por total, vale destacar que quando se fala de Tomb Raider se fala de habilidade. Como você deve explorar as tumbas e santuários mais mal localizados do mundo não espere encontrar escadas e portas destrancadas. Você deve saltar perfeitamente sobre rochas, escalar paredões de pedra, nadar por passagens subterraneas alagadas, desviar de armadilhas e tudo mais que você pode imaginar! Ou tava achando que ia ser moleza encontrar Atlantida?! Este primeiro game foi um sucesso absurdo, raros eram os playstations e pcs da época que não tinham esse jogo! Fora que você também tinha a opção de explorar a mansão onde Lara mora, sem link nenhum com a história principal, apenas por pura diversão!












Tomb Raider II: The Dagger of Xion







Devido ao sucesso enrome do primeiro, o segundo game da série, lógico, não demorou nada a sair. Foi tão bem recebido que ganhou o prêmio Origin Awards de melhor game de ação em 1998. Neste episódio Lara, que sofreu poucas mudanças gráficas, encara uns desafios na muralha da China, nas ruas de Veneza e no Tibete. Não cheguei a jogar muito, sei que é um dos mais difíceis, e nesta versão eles retiraram a opção de explorar a mansão.









Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft





Novamente foi adicionada a opção Lara's Home, onde você explorava a pequena mansão onde a musa mora, com o desafio de poder encontrar a chave do portão da pista de quadriciclo particular dela. Foda demais achar essa chave. Sem mais. O terceiro game da série tem gráficos muito bonitos, uma jogabilidade menos dura e inúmeras fases, inclusive algumas secretas, passando por Londres, Índia, o deserto de Nevada e a Antártida. Coloquei este jogo ontem no meu PSP (hehe). Ela também conta com novas roupas e armas muito legais, e pra mim é o que tem as fases mais desafiadoras com a dificuldade na medida certa! Este game explora mais ambientes internos do que os outros dois primeiros, a maioria do tempo você está dentro de cavernas e tumbas. Considero este o melhor de todos.















Tomb Raider IV: The Last Revelation






Este quarto game da série teve também uma melhor muito boa na parte gráfica. No começo do jogo você controla Lara Croft com 16 anos, quando ela ainda estava aprendendo seus movimentos e habilidades com seu mentor. Neste jogo, Lara acidentalmente acorda o Deus Egípcio Seth, e passa o jogo todo tentando desfazer a merda. É um game que decepcionou muitos fãs por causa do final SPOILER NÃO LEIA: Lara supostamente ''morre'' no final, pos fica presa sob as rochas após um desmoronamento. Isso não ficou muito claro, mas é a impressão que se dá. SPOILER END. Pra mim é o game mais sem graça de todos, e a parte do treinamento é um saco! Fora que você é completamente dependente da bússola pra não se perder, enfim, é realmente um game para os fãs da série. Se você quiser conhecer, comece pelo primeiro mesmo.












Tomb Raider: Chronicles





Quinto episódio. Após os eventos finais do quarto game, esta sequência tem uma metodologia bem original. Todas as fases são como "lembranças" de lugares por onde Lara já passou, contadas por seus amigos, reunidos em sua mansão. É o que eu menos joguei mas posso afirmar que é um dos que tem mais ação! As fases que eu me lembro agora são Roma e Rússia, e se não me engano também em New York.










Bom, estes foram os cinco primeiros games da série, lançados é claro, entre outras plataformas, o Playstation 1. É uma série grande, e como eu não conheço tão bem os da nova geração, deixarei aqui os nomes, caso se interessem:









Tomb Raider: Angel of Darkness - Para Playstation 2, baseia-se em 29 fases divididas entre Paris e Praga.








Tomb Raider Legends - Lara tenta descobrir os mistérios da espada de Excalibur, e que tem uma certa relação com o desaparecimento da mãe dela, quando pequena.






Tomb Raider Annyversary - Que eu atualmente estou jogando no PSP, é um remake do primeiro jogo em comemoração aos 10 anos de sucesso de Lara Croft.










Vale ressaltar que existem versões alternativas de alguns dos Tomb Raider, tipo remasterizações e adições de novas fases, aumentando ainda mais a lista de jogos, sem contar os do GameBoy Color e Advance. E ainda, existem dois filmes com Angelina Jolie no papel da gata e um terceiro está a caminho com uma nova Lara Croft: Tomb Raider Underworld, além de algumas HQs.





Espero que tenham gostado, e mais uma vez, perdão pelo atraso na postagem. Comentem!

2 comentários:

  1. SÓ VOU TE PERDOAR PELO ATRASO PQ VC ESTÁ FALANDO DE UM DOS MELHORES JOGOS QUE JÁ VI MEUS PRIMOS JOGAREM, CONFESSO QUE NUNCA JOGUEI MAS PERDIA O MAIOR TEMPÃO SÓ PRA VER ELES JOGANDO E SEMPRE ACHEI O MÁXIMO.

    ResponderExcluir
  2. "não haverá misericórdia" (como diria o Capitão do Comandos em ação) kkkkkk
    Bom, o que foi, FOI, não é?!
    O post tah bom cara e, como não podia deixar de ser, concordo plenamente com vc quanto ao melhor jogo! Devo ter jogado Tomb Raider III, umas 5 vezes, sendo que as partes que mais ralava era no deserto.

    Mui bom, mano!

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme