quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ressaca e dissimulação.

Sempre achei um absurdo a necessidade imposta aos estudantes de lerem livros "clássicos da literatura brasileira", tais livros possuem linguagem arcaica, de difícil assimilação para os que lêem pouco, histórias realistas demais (na medida do possível) de uma época que já se foi e, além disso, a obrigatoriedade torna a leitura muito chata.
Mas a verdade é que eu AMO os livros que li, porque não os lí quando precisava, mas quando quis (e isso foi bem depois de vestibulares, etc). 
Os livros ditos "clássicos da literatura" são livros que marcaram suas respectivas épocas, e têm um bom motivo para isso.

Mas não vou tentar falar de TODOS eles de uma vez só. Ao invés disso vou falar de um em especial: o primeiro deles que li: DOM CASMURRO de Machado de Assis!
O livro se abre com a explicação do título: Casmurro não é um nome e o personagem não é um nobre! Casmurro, como explica o próprio personagem carrega o significado de recluso, enquanto que o "Dom" foi mesmo pra tirar com a cara dele, chamando-o de fidalgo (como se dissesse que faz pouco de outras pessoas).

Enfim, a história narra as memórias de Bento Manoel (Bentinho) e a despeito do que exatamente ele narra, não é uma vida cheia de boemia ou cheia de guerras, é a história de um amor, mas narrada de uma forma que chega a ser divertida e não fica melosa.

Bento, que desde o nascimento estava "destinado" a ser padre, se vê apaixonado por Capitu, uma garota com "olhos de ressaca"* (ou oblíquos e dissimulados), com uma inteligência sagaz e jeito de quem sabe conseguir o que bem desejar, o tipo de personagem que faz vc se encantar durante as narrações. Bento, no entanto é um personagem simples e de certa forma inocente, sem firmes decisões e sem muita coragem, fruto, como o livro demonstram de uma infância cheia de mimos, mas que ao envelhecer se torna cauteloso demais(eu disse DEMAIS) com as pessoas, chegando quase à paranóia.

A trama se desenrola não com um garotinho, mas com Bento já mais velho, na divisão entre ser padre ou viver seu amor com Capitu, no entanto nem tudo é um mar de rosas e Bento se torna um personagem paranóico, passando a desconfiar de Capitu e de seu melhor amigo.

A história vale ser lida pois é uma narrativa em primeira pessoa como poucos fazem hoje em dia. A dificuldade com a linguagem arcaica é um problema menor, pois é facilmente superado após as 10 primeiras paginas (de uma versão de bolso). Além disso os capítulos são curtos, o que permite uma leitura pausada para evitar cansaço e de certo modo rápida.

Enfim, se você curte uma história decadente e que lhe deixe cheio de curiosidades para saber O QUE, afinal, é real na história, Dom casmurro é uma ótima pedida! ;)

OUTRAS REFERÊNCIAS:
Capitu - Filme: Existe um filme brasileiro ("claro, Helder!") dirigido por Paulo Cesar Saraceni, datado de 1968. E conta com Raul Cortez e Othon Bastos no elenco (que são atores dignos de citação pra mim).


Capitu - Microssérie: Em 2008 exibida em 5 Capitulos na Rede Globo sob a direção de Luiz Fernando Carvalho e Escrita por Euclydes Fernando Marinho. Trazia um ar diferente pras nossas telas misturando um pouco do que parecia opera e teatro, Vale mesmo a pena assistir, garanto!

Peças de teatro: existem várias peças baseados na história, no entanto sabemos que no Brasil esse é um ramo escasso, então não tenho nenhuma específica para apresentar.

E você assistiu? Leu? Acha tudo isso um saco chato? Deixe sua opinião, discuta, brigue! XD

abraços

*Ressaca - movimento anormal das ondas do mar sobre si mesmas na área de onde ela "quebra" (rebentação), causada por rápidas e violentas mudanças climáticas.Ou seja, estamos falando se se sentir tragado pelos olhos e não do efeito após tomar todas na noite anterior! XD

6 comentários:

  1. Cada vez mais ficando sério. E os posts do Helder sempre surpreendendo. Sem demagogia muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desse livro e tbm não li obrigada e sim quando fiquei com vontade de ler e acho que é isso que faz com que ele seja pra mim inesquesível. Parabéns pela escolha. Post bacanérrimo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Dom Casmurro sempre esteve na lista dos livros que éramos obrigados a ler na época da escola! Junto com Memórias Póstumas de Braz Cubas, O Cortiço, e vários outros! Excelente post, como sempre.

    ResponderExcluir
  4. Ahh 'os olhos de ressaca', a forma de como 'virou homem'. Dom Casmurro me abria um sorriso a cada novo capitulo, e sem dúvida é uma linda historia de amor. Recomendo mesmo, e como o Hélder, recomendo a microsérie, que ficou simplesmente fantástica! Parabéns pela opção de falar sobre esse clássico, falou bem, e só falou a verdade! Beijo, e parabéns again.

    ResponderExcluir
  5. sou um leitor viciado,leio de tudo,mas tenho que confessar que apesar de eu respeitar mto o cara,eu e Machado ainda temos umas tretas(lembrem-se minha opiniao nao vale de nada...leiam)

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkk

    Valeu galera! O Livro é realmente bom, recomendo pra quem gosta de ler, mas é uma leitura pra poucos mesmo, não acho q todos gostariam de ler (tal como o Luiz não curte), mas Isso é algo que só se descobre tentando ler mesmo XD

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme