quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O universo por menos de 30 dolares altairenses diarios

Conhece-te a ti mesmo e conhecerá os deuses e o universo

Um dos mais hilários livros de toda a galáxia (e de fora dela também) é com certeza o Guia do Mochileiro da Galáxias de Douglas Adams. O livro conta a história de uma catrástrofe que fez com que a verdade, sobre como o planeta terra poderia ser legal e as pessoas pudessem ser felizes, se perdeu numa quinta-feira. E tudo começa com uma casa, ou melhor, quando um determinado homem, que nada tinha de incomum, está prestes a ter sua casa demolida.

Bom, não costumo contar muito sobre os livros dos quais escrevo, mas terei de abrir exceções para algumas coisas essenciais desta história, nada que a maioria não saiba e nada que vá estragar a história, como por exemplo: A TERRA É DEMOLIDA!

Sim, num fatídico dia, Arthur Dent recebe em sua porta tratores de uma empresa que diz que sua casa será demolida para a construção de uma via expressa. E é claro que ele tem a reação mais plausível para a situação: fica puto da vida possesso e entra nas frente dos tratores! Após uma conversa MALUCA com jogos de palavras ao estilo pica-pau, seu amigo Ford Prefect o convence a deixar a casa e ir para um bar e lhe conta a novidade: sua casa não importa mais, afinal a Terra será demolida para a construção de uma via expressa!

Neste cenário pirado, maluco e hilário é que se passa o universo do Guia do Mochileiro das Galáxias, que na própria história é um Guia para os que querem viajar pelo universo gastando menos de 30 dolares altairenses por dia (sejá lá o que isso for) e é escrito pelos próprios viajantes, através de uma rede infindável, acumulando tanto conhecimento que substituí (para muitos) a enciclopédia... um dos trechos que julguei mais hilário quanto a este fato é o seguinte:
Eis o que diz a Enciclopédia Galáctica a respeito do álcool: é um líquido volátil e incolor formado pela fermentação dos açúcares. Acrescenta ainda que o álcool tem o efeito de inebriar certas formas de vida baseadas em carbono. 
O Guia do Mochileiro das Galáxias também menciona o álcool. Diz que o melhor drinque que existe é a Dinamite Pangaláctica. Afirma que o efeito de beber uma Dinamite Pangaláctica é como ter seu cérebro esmagado por uma fatia de limão colocada em volta de uma grande barra de ouro. 
O Guia do Mochileiro também lhe dirá quais os planetas em que se preparam as melhores Dinamites Pangalácticas, quanto irá custar uma dose e quais as ONGs existentes para ajudar você a se recuperar posteriormente. O Guia do Mochileiro ensina até mesmo como preparar a bebida por conta própria. [...]
O Guia do Mochileiro das Galáxias vende bem mais que a Enciclopédia Galáctica

Já deu pra sacar um pouco da narração, não? Ela é feita de forma explicativa e quase séria, mas com fato bizarros (mas TÃO bizarros) que tornam tudo engraçado.

Mas a história não acaba com a destruição da Terra (eu já disse que isso é só o começo dela?), Arthur e Ford saem da Terra e acabam pegando carona numa nave capaz de fazer viagens impossíveis (devido ao motor de improbabilidade infinita) com Zaphod Beeblebrox, um gênio/idiota charlatão de duas Cabeças, e Trillian, uma mulher com "olhos ridiculamente castanhos" e juntos eles vão conhecer alguns bons lugares no universo e buscam um planeta que desapareceu, literalmente, a milhares de anos.

O livro é o início de uma saga que além de recheada de humor, conta com uma trama engenhosa que envolve questões como a verdade para "o universo, a vida e tudo o mais", viagens temporais, conspirações de ratos cientistas, limpeza de memória e o presidente do universo.

Os personagens são bem diferentes uns dos outros, embora tenham um único ponto em comum: humor sarcástico!

Se é isso que você procura num livro, ja encontrou: o Guia do Mochileiro das Galáxias pode ser encontrado nas melhores livrarias do universo por uma ninharia (com R$20,00 vc garante sua edição)

Ah, e para provar que um livro não se julga pela capa: as capas são todas feias pra caramba. Tendo já sido considerado pelo Encapando entre as piores capas do mundo (mas não é só essa coleção em específico, acredite, eu procurei na net as outras capas).

Outros meios:

Como devem saber (ou não) existe um filme sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias (que eu não assisti), que deu MAIS fama ao livro no Brasil etc.

Gostou do livro? Tem mais alguma sugestão de livros sobre os quais devo falar? Comente! ^^

2 comentários:

  1. Já ouvi falar muuuuuuuuito, é um dos livros que ta na lista! Belo post!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas já vai pra minha lista. Veleu pela dica.

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme