terça-feira, 9 de novembro de 2010

Momento Nostalgia # 1


Declaro aberta a sessão "Momento Nostalgia", a qual terei a honra de trazer um jogo clássico, mas clássico mesmo, algum game que marcou uma era, uma geração ou deixou alguma marca significante no turbulento e aleatório mundo dos videogames.
Neste primeiro post dessa série, trago orgulhosamente nada menos que o primeiro game do nosso ouriço-azul-super-veloz, ou, como é conhecido mundialmente, Sonic, the Hedgehog.





Em meados do ano de 1991, a Sega cria a sua franquia de jogos, que, na minha modesta opinião, é a mais famosa da softhouse (outros exemplos de softhouses: Capcom, Konami, etc), para o nosso bom e velho Mega Drive, em seu auge nessa época. Creio que todos conhecem o protagonista, o próprio Sonic, o ouriço de botas vermelhas mais rápido do mundo dos games. Como todos vocês devem saber (eu espero), o primeiro Sonic, assim como muitos outros jogos da franquia de mesmo nome, consiste simplesmente em andar para a frente, pular sobre inimigos, destruir paredes, caixas, desviar de armadilhas e obstáculos, coletar itens e fazer pontos, como todo bom jogo de Plataforma deve ser, exemplo dos primeiros, e muitos, jogos do Mario. Para a época, Sonic trouxe gráficos lindos e coloridos, e o game possui uma velicidade impressionante, aposto que muitos ficavam tontos em seguir o ouriço fazendo loops e correndo na velocidade da luz quando se pegava aquela caixinha com o desenho de uma botinha. Tinha horas que nem a tela conseguia acompanhar, de tão rápido! E quem nunca ficou puto ao coletar 80 anéis, e ter a miserável sorte de encostar em algum bicho e perder tudo!

Além do jogo ser incrivelmente divertido, também não pecava na trilha sonora, que ainda hoje, quase 20 anos após seu lançamento, continua sendo tocada e assoviada por muitos fãs, e até mesmo sendo apresentada numa orquestra, como sempre acontece no evento Videogames Live.
Você pode conferir o vídeo da apresentação mais abaixo, garanto que, para quem conhece, vai ser muito, muito nostálgico.

Bom, como falo do primeiro game, não posso deixar de falar daquela fase que todo mundo que jogou deve ter dores de cabeça até hoje, a quarta zona: Labyrinth. Ahh... aquela fase de tijolos amarelos, espinhos e o pior de tudo: a água. Quem, diga-me quem não se desesperava ao ficar muito tempo dentro d'agua e começar a ouvir aquele terrível som da contagem regressiva de 5 segundos antes da morte do Sonic por afogamento! Diga-me! Quando você mais precisava das fontes de oxigênio, cadê você achar uma? Era um sobe e desce de plataformas, inimigos, espinhos e comportas que tinham que ser abertas pressionando um botão. Que desespero! Enfrentar 3 fases, uma pior do que a outra, era de fazer desistir aqueles que eram menos pacientes!


A história era bem simples: recuperar as 7 esmeraldas sagradas, que davam paz e ordem ao mundo das mãos do terrível Dr. Robotinik, conhecido também, por poucos, como Dr. Eggman. Sei lá porque diabos ele também tem esse nome, mas eu já joguei outros games da franquia Sonic em que ele era chamado de Dr. Eggman (?). Como todo vilão, ele tinha sua caracteristica, além daquele bigodão, que era suas naves. Em cada final de zona (cada zona consistia de 3 fases, e não to falando de zona de baixo meretrício) ele aparecia com uma engenhoca voadora com alguma implementação para tentar impedir nosso amigo azul de conseguir salvar o mundo: bolas com corrente (foto), espinhos, lança-chamas e tudo mais que você pode imaginar. O mais incrível é que, o Sonic é tão foda, mas tão foda, que bastava acertar a nave do Dr. Bigodão umas 8 vezes com o pulo (Sonic vira uma bola de pêlos que gira) que você destruia a tal nave! Impressionante a força que nosso ouriço tem, não?! Vai eu ou você dar uma cabeçada em um foguete pra ver UAHUAHAUHU

Bom, é isso aí, espero que tenham gostado e relembrado um pouco da sua infância, comentem, digam se gostam dele, se lembram de mais alguma cousa e não deixe de conferir o vídeo abaixo! E desculpem pela demora do post. Abraços!

6 comentários:

  1. CARALHO VELHO!!! SONIC é O Game... horas e horas jogando, até minha mãe mandar desligar e eu perder TUDO que tinha jogado (era inocente, não conhecia cheats)... se dei final 2 vezes nesse treco foi MUITO... Mas até hoje jogo quando da na telha.
    Muito bom relembrar cara!

    ResponderExcluir
  2. Quem nunca jogou Sonic não sabe o que é um jogo de plataforma em 2D. Zerei muito o 1 no meu mega, naquele cartucho 10 em 1. Não poderia ter escolhido melhor para o momento nostalgia, visto que os bons jogos do Sonic ficaram na era 16-bits, na minha opinião. Alguém aqui que jogou os novos jogos (Sonic Heroes, Shadow the Hedgehog, Unleashed) gostou de algum? Sonic bom é em 2D!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!!!! Esse jogo émuito bom!!!! Momento nostalgia mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas foram criadas jogando Mario. Eu não. Minha infância foi acelerando com o Sonic!!!

    ResponderExcluir
  5. muitas noites sem dormir , mtas mesmo , esse ouriço desgraçado nao m deixava dormir qdo eu era criança , dediquei mtas noites (e dias e madrugadas e tardes enfim) a ele ... e querem saber ? valeu a pena .

    ResponderExcluir
  6. Sonic!!! Meus dedos ficavam dormentes de tanto que eu jogava! Parabéns mais uma vez bebê !

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme