quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Magia através dos tempos

Olá mais uma vez! Bom, como devem saber e se ainda não sabe eu digo agora, nesta semana vamos todos falar sobre Harry Potter. Pessoalmente, acredito ter ficado com a melhor parte, embora não seja lá tão fácil falar sobre tantos livros de uma só vez, eu topei o desafio de falar da saga e da saga falarei.

A História se passa num mundo alternativo, onde a magia existe, mas nós que não somos bruxos (trouxas, nos termos do livro) simplesmente não fazemos idéia de que ela, de fato exista. O livro apresenta a ambientação de uma Inglaterra contemporânea no mundo trouxa, enquanto que o mundo dos bruxos, em contraparte, é pouco familiarizado com tecnologia e lances contemporâneos como moda e idealismo.

Enfim, a história é sobre um garoto bruxo que, por uma série de eventos, perdeu seus pais quando ainda era um bebê e que sobreviveu à mais terrível magia do Lord das Trevas (Voldemort Você-sabe-quem) e ainda, de alguma forma, o mandou para a margem do outro mundo.

O livro é cheio de referência à figuras históricas que foram de alguma relacionadas a magia e alquimia, bem como CHEIO de criaturas fantásticas e outras coisas que são exclusivas (infelizmente) de um mundo cheio de magia.

Harry Potter e a Pedra Filosofal - Logo de inicio, bate a impressão de ser apenas mais uma historinha clichê de garotinhos colegiais. Harry é apresentado ao mundo da magia, que desconhecia até seus 11 anos, sai da casa dos tios que são más pessoas e vai pra escola onde faz 2 grandes amigos (Ronny Weasley e Hermione Granger) e torna-se rival de um garoto que parece ser mal até a raiz (Draco Malfoy) com seus comparças guarda-costas e paga-paus (Crabbe e Goyle). Torna-se o queridinho do Diretor (Alvo Dumbledore) e amigo de praticamente todos os professores, exceto o professor malvado (Severo Snape, que já fora 'rival' do pai de Harry). 
Mas o livro não é ruim! Lendo nota-se que a narrativa tem um diferencial empolgante e que os personagens são bem construidos, tendo cada um uma personalidade tornando fácil o leitor (principalmente jovem) se identificar com um deles. Neste livro não há muita trama, mas há a boa apresentação do cenário e é um bom inicio para uma história, dando o pontapé para se saber o quão ruim as coisas podem ficar na história e que tipos de dilemas Harry deve enfrentar. O Lord das Trevas vai retornar e quer acabar com Harry, e isso é pior que qualquer nota vermelha!

Harry Potter e a Câmara Secreta - No segundo livro da série o suspense começa a aumentar (embora a maior característica dos livros não seja o suspense) e a tensão também. Um possível assassino está à solta na escola de Hogwarts e quer acabar com todos aqueles que descendem de linhagem de trouxas e aqueles que os ajudam, e isso inclui Harry e seus amigos (Hermione Granger tem pais trouxas). Harry tem de descobrir quem está tentando acusa-lo de atacar os alunos da escola, encontrar a Câmara Secreta, jogar Quadribol e lidar com as vozes que falam dentro de sua cabeça.
O mais importante neste livro é que os personagens começam a ganhar mais personalidade e o clima começa a ficar sutilmente mais sombrio, com alunos sendo atacados e quedas que quebram diversos ossos de alguns personagens. O personagem de melhor amigo, Rony Weasley se torna um pouco menos inteligente (deixando de ser um estrategista como no 1º livro) e adotando o papel de 'contraparte' de Harry (aquele que diz "não é seguro"), enquanto que a intelectualidade de Hermione é reafirmada cada vez mais, tomando também o papel de estrategista. Harry, por sua vez, deixa um pouco de lado sua personalidade de "levado pelo acaso" e se torna mais ativo e mais digno de ser chamado de herói da história. Vale a pena dizer também que aqui se apresenta trechos da adolescência de Lord Voldemort, e que estas acabam deixando o clima mais sombrio ao mostrar claramente que ele é Mal, apenas POR SER MAL.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - O livro se inicia já com um clima mais sombrio, é neste ponto que começam os pesadelos de Harry. Após usar magia acidentalmente, Harry sai da casa dos seus tios e no caminho para Hogwarts descobre que um terrível Bruxo, Sirius Black, que havia entregado o local da casa de seus pais para Lord Voldemort, fugiu da prisão de segurança maxima bruxa: Azkaban. Neste livro os personagens secundários começam a ganhar maior importância na história, e a história começa a dar as dicas de como toda a saga pode acabar. Até então este é o melhor dos livros, com direito a um torneio foda de Quadribol, o questionamento da conduta de diversos personagens e de quebra uma maior versatilidade de magias. Eu poderia escrever muito mais, mas sem spoiler seria difícil.

Harry Potter e o Cálice de Fogo - A história chega no ponto em que passei a admirar REALMENTE a escritora. Logo de inicio, temos a copa mundial de Quadribol, que por si só já valem quase o livro todo, então Harry retorna para Hogwarts e é surpreendido com mais uma novidade: o torneio tribruxo, um torneio no qual três bruxos, de escolas diferentes se enfrentam em uma competição que arrisca suas vidas para definir qual a escola com mais prestígio. SERIAM três bruxos, mas Harry é selecionado como o quarto bruxo e assim compete com Fleur Delacour (da academia Beauxbatons), Cedrico Diggory (de Hogwarts, da casa Lufa-Lufa) e o Jogador profissional de Quadribol Victor Krum (do instituto Durmstrang) pela Taça. O livro gira ao redor do torneio tribruxo e de conseqüências de ataques feitos pelos Comensais da Morte (seguidores de Voldemort) tendo de quebra um romancezinho de leve para quebrar a rotina de mistérios e ação. O livro declara de uma vez o clima sombrio ao trazer a morte de DOIS personagens (embora a maioria das pessoas só se lembrem de um deles) e enfim o retorno do tão aclamado Lord das Trevas.

Harry Potter e a Ordem da Fênix - O livro tem um enredo que se passa com base na volta de Você-Sabe-Quem (e nesse ponto ja deveria saber mesmo) e na recusa das autoridades em aceitar tal fato como sendo real. Enquanto isso os que acreditam no retorno (e que possuem a coragem necessária) se reúnem na chamada Ordem da fênix para impedir os planos de Voldemort. Em Hogwarts, o Ministério da Magia interfere nas aulas, impedindo que os alunos aprendem magias relevantes em combate por medo que um exercito seja formado para seguir ordens de Dumbledore, então Harry, Rony e Hermione se juntam e formam a Armada de Defesa (A.D), um grupo secreto no qual ajudam alunos a aprenderem como se defenderem de magias das Trevas. O filme é guiado até o momento em que Os ataques de Voldemort e os comensais começam a atingir a Ordem da Fênix, e então Harry parte para o resgate, numa série de eventos que resulta na morte de mais um personagem de grande importância (causando choro de inúmeros fãs). O livro acaba na iminência da volta de Voldemort e retomada  da autoridade sobre Hogwarts por Dumbledore, mas ainda assim num clima triste.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Aqui a coisa pega de verdade. Este livro começa com mistérios ao redor de um livro de alguém que se auto-denominava o "príncipe mestiço". Dumbledore está mais ausente, em busca de meios para destruir Voldemort e Harry começa a questionar o quanto o velho está disposto a fazer para conseguir isso. O livro é o mais sombrio entre eles e não é menos aterrador que os demais: é nele que começa a guerra (de verdade), com direito a mutilação e a morte mais impactante de todos os livros. Seu final abre as portas para o que acontecerá no livro final mantendo o clima sombrio que a trama passou a seguir.



Harry Potter e as Relíquias da Morte - O último livro é simplesmente chocante. É verdade que boa parte dele perde um pouco do ritmo, mas o desfecho compensa tudo. O livro trata de dilemas morais e manda muito bem na ênfase à guerra, sem deixar de lado os dramas humanos dos personagens (o que é um destaque durante toda a série). Aqui algumas coisas já eram previsíveis desde o primeiro livro, outras no entanto deixaram uma interrogação desde o inicio e são apresentadas numa conclusão final impactante. Enfim, o final da série é satisfatório (pra não dizer foda) e faz com que se queira rever tudo para achar onde a autora encaixou as respostas.


E você? Já leu os livros, acha que esqueci de algo relevante ou que falei alguma bobeira? Comente e nos conte sua visão e qual seu personagem e livro preferido!

3 comentários:

  1. Grande Hélder. Sem spoilers! Fenomenal, atualmente to lendo A Camara Secreta, e ler seu post só me fez ficar com mais vontade de ler ainda!

    ResponderExcluir
  2. Já li todos. E seu comentário sobre cada livro está perfeito. Post muito bem escrito. Como sempre vc arrasa.

    ResponderExcluir
  3. Haha, deu trabalho, mas consegui não deixar spoiles XD

    Mary, muito obrigado! Todos nós ficamos muito felizes que vc aprecie o blog ^^

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme