terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hobbies: Aquarismo

Continuando a série de posts sobre Hobbies, vou sair um pouco do radicalismo e partir pra coisas mais "caseiras" e de mais fácil acesso (tempo e grana) , vou falar sobre Aquarismo... aquário, peixe, essas coisas... nada relacionado a zodíaco, ok?!
Fish are amazing!
Também conhecido como aquariofilia, termo que não vou usar por lembrar pedofilia, necrofilia e zoofilia, o aquarismo é a "arte" (como diriam orientais, que adoram chamar tudo de arte) de se criar organismos aquaticos, principalmente peixes e plantas, dentro de um aquário (Oh Realy?!) ou tanque para fins de estudo ou ornamentais (enfeite), OU, em outras palavras: criar peixinhos.

Antes de tudo, você precisa ter em mente que se trata de manutenção de vidas e que isso vai exigir um cuidado, mesmo que breve, diário, logo, se você acha que não conseguirá dedicar pelo menos 10 minutos por dia para manter seus pets vivos, procure outro Hobbie!
Aquário Plantado (de plantas)
Se você tem o "tempinho" necessário, precisa então entender que você pode ter um aquário com peixes de água doce ou água salgada e que NÃO TEM COMO MISTURAR OS DOIS TIPOS. Peixes de água doce, são os que você encontra no rio e em lagos e de água salgada os que você encontra no mar.

Até aí, tudo certo, não é? Então agora você começa a decidir que tipo de aquário vai ter: a variedade é imensa, você pode ter um aquário de cardume (ou cardumes se for grande), comunitário (variadas espécies), por bioma, plantado (imagem acima)... enfim, definir se você vai colocar só peixes da mesma espécie e se for colocar de várias espécies, verificar quais podem viver no mesmo espaço, porque peixes comem peixes e porque diferentes espécies precisam de diferentes condições de vida, conforme você verá mais abaixo.

Aquário marinho
Filtro: Existem vários tipo, mas a função deles é a mesma - Limpar a água. Imagine você num ambiente fechado e sugeira por todo o ar ao redor... você morreria de doenças e os peixes não são diferentes... além disso, de acordo com seu filtro, você precisará limpar seu aquário com certa regularidade.

Iluminação: Cada peixe tem seu ambiente e cada ambiente tem determinada iluminação. Além disso, peixes não possuem pálpebras, então não devem dormir bem com luz acesa. Como regra básica, a luz de um aquário deve ficar acesa de 6 a 8 horas por dia. Além disso, plantas precisam fazer fotossíntese (seja lá o que  for isso), portanto precisam de luz! Mas a luz tem de ser adequada também, portanto procure uma apropriada a aquários!

Este Aquário não é caseiro, ok?!
Bomba de ar: Para a maioria dos peixes é necessário que você tenha no aquário uma bomba de ar, que vai manter a água em movimento oxigená-la. Isso é importante para que seus peixes e plantas respirem, ou você pensou que peixe realmente não precisava de oxigênio?

Temperatura: Você mora no Brasil e quer criar peixes não comê-los, então é bom lembrar de colocar um termômetro para controlar a temperatura do seu aquário. Se estiver muito quente, transfira o aquário para um lugar adequado (não ponha gelo na água!) e ligue a bomba de ar, se estiver gelada, use um aquecedor próprio para aquários. Repito: o termômetro é de extrema importância
Após alta temperatura e baixo PH

PH: Escala de íons de hidrogênio na água. eu explico: PH baixo significa água ácida, PH alto significa água alcalina (que é contrario ao ácido). Normalmente, os peixes de água doce sobrevivem na água com PH médio de 6,5, mas isso não é regra, só a maioria deles, não todos, nem necessariamente os mais legais.

Comida: Peixes não são cães, então você terá de aprender que cada tipo de peixe come um tipo de ração. Não tente dar peixe frito para seus bichinhos e também não tente dar maconha para eles (tive um professor que fez isso), peixes são criaturas sensíveis e estranhas, vão tentar comer o que você jogar no aquário e morrerão!

Uma dica: Aquários e mesa de computador não combinam, nem estantes com som! Peixes vivem na água e pra eles a vibração do som pode ser letal. Experiência própria, acreditem!

Agora você já pode tentar ter seu próprio peixe! Mas se mesmo seu pai nunca teve um peixe, recomendo que compre um beta (foto abaixo), pois esse peixe requer menos experiência para criação e ainda é bonitão (porque se eu disser "bonitinho" pega mal, né gente)

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre aquarismo, afinal eu gostei de escrever este post. Deixem seus comentários, se já tiveram aquários, se querem ter, que espécies pretendem ter, etc...

Outros Hobbies:
Paraquedismo
Mergulho

4 comentários:

  1. Quase matei meu Beta, descobri que água mineral dessas de galão q a gente compra não é boa pros peixes, ela tem muito minério e é mais pesada que a água da torneira o coitado ficava boiando no aquário... Quase que o Betão bateu as nadadeiras... rs

    ResponderExcluir
  2. Tinha um beta até domingo passado (eu não minha filha) morreu teve enterro tudo agora estou sem coragem de ter outro dá uma dozinha, esse durou 2 anos.

    ResponderExcluir
  3. A última vez que teve peixinhos em casa, um foi parar na privada, pq meus irmaozinhos de 20 e tantos anos jogaram o coitado do Cabaia la. Disseram que ele seria mais feliz ^^ de fato

    ResponderExcluir
  4. Nih > Pow meu... dar água com pedra pro bichinho é sacanagem...kkkkk

    Mary > dó pq? pior é deixar sua filha sem um peixinho... Peixes são uma ótima compania: não sujam seu tapete ^^

    Poliana > Nossa, seus irmãos devem ser verdadeiros monstros! Onde já se viu,jogar peixe na privada?! ABSURDO!

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme