terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Hobbies: Paraquedismo

Por Heldpereira

Você sabe o que é um Hobbie? Hobbie é a denominação para atividades que alguém pode desenvolver (seja sozinho ou em grupo) por pura diversão. O termo é amplo e pode incluir coisas que vão de culinária a pintura, escrita, colecionar ou mesmo esportes. A maior parte das pessoas com tempo hábil possuem Hobbies e a maior parte da população gostaria de ter mais tempo e dinheiro para manter um.

Resolvi fazer uma pequena série de posts sobre Hobbies que eu julgo interessantes, e como eu sou fascinado por adrenalina, começarei com um esporte que julgo ser pura adrenalina: Paraquedismo.

O esporte consiste em saltar de um lugar alto pra caralho, e isso significa muito mais que um prédio, afinal o para-quedas deve ser aberto, no mínimo a 750m do solo, ficando um tempo em queda livre e então abrindo o para-quedas para aterrissar no solo sem morrer sofrer danos. A história remete à mitologia grega, quando Dedalo e Ícaro, tentaram voar, mas teria sido Da Vinci (em 1495) quem fez o primeiro registro do que seria um para-quedas, tendo, ainda assim sido registrado o primeiro uso do para-quedas somente em 1617 pelo Italiano pancada Fausto Veranzio. Em 1783 o fdp Sebastian Lenormand construiu e patentiou um para-quedas com o qual realizou diversos saltos, e então à partir daí ele foi sendo modificado, foi reconhecido como esportes e até virou item de guerra. Hoje Possui um monte de regras, por questões de segurança, mas o paraquedismo continua sendo visto por alguns como uma "coisa de louco"...

Mas a pergunta que não quer calar é: COMO FAÇO PRA SALTAR DE PARA QUEDAS?

Saltar de para-quedas exige um treinamento e aptidão porque se não você morre! então você pode procurar 2 tipos de saltos: salto em dupla, no qual você pula com um instrutor, exigindo menos treino e menos grana e o salto sozinho, que exige mais treino, mais tempo e mais dinheiro, mas que é muito mais emocionante.

O salto duplo (o com instrutor) sai por mais ou menos R$300,00 e você terá um leve treinamento de alguns minutos. A velocidade de queda-livre chega a até 200km/h. Emoção suficiente, para um dia, é claro!

O curso para saltar sozinho + primeiro salto pode variar de algo em torno de R$650,00 a R$1000,00, isso vai depender do tipo de curso. Em alguns você primeiro salta com uma corda amarrada no avião que aciona o para-quedas pra você até você ser um "pró", em outras, você treina em terra até ter "pegar o jeito" e só depois salta totalmente alone, ultrapassando 200km/h (em ambos). Tais cursos podem levar alguns dias, sendo que somente de teoria são 8 a 10 horas, mas esteja certo que vale a pena.

Fontes: São Paulo Paraquedismo e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

CLARO, que aqui eu falei do paraquedismo tradicional, existem outras modalidades talvez ainda mais loucas que incluem diferentes paraquedas e até roupas próprias.

E você? Qual o SEU Hobbie?

3 comentários:

  1. Com certeza não é pular de para quedas HSAUHSAUHSUAHSUAHUSAH
    Mas eu curto muito meditação, jogos, literatura, escrita e dança HASUHSAUHUSAHUSA
    xD
    Ah, tb adoro ler o Held escrevendo sobre hobbies xD
    beijoss

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!!! Apesar de ter muito medo de altura acho que não pularia de para quedas nunca. Adoro caminha e corrida faço todos os dias um dia estarei na são silvestre e ler tenho fissura por leitura leio até bula de remédio. O conteúdo do cultura está cada vez melhor, vcs estão de parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Solyni > gente Cult é outra coisa né?! =P só curte cosia de 1ª rs

    Mary > Muito bom e saudável! Haha.. tbm sofro de fissura por leitura, me pego lendo embalagem de inseticida às vezes XD
    MUITO obrigado, vcs sempre presentes no fazem querer pesqueisar mais antes de escrever aki ^^

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme