terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hobbies: Mergulho

O ser humano é uma criatura terrívelmente invejosa e vendo os passaros voarem, decidiu voar, vendo os peixes viverem abaixo da água, resolveu que queria, ele também, contemplar o fundo do mar. É sobre isso que se tratam os Hobbies, fazer algo que o ser-humano copiou (adaptou) de outros seres por pura diversão!

Semana passada falei sobre Paraquedismo, a arte de cair do céu, e hoje falarei sobre ir mais fundo, chegar onde "só os peixes podem chegar"... falarei de mergulho.

Historicamente, o homem tenta mergulhar desde que descobriu que peixe frito (ou assado, sei lá) era bom e que no fundo ficam os maiores peixes. Mas há registros de algumas coisas que marcaram o mergulho com equipamentos de segurança e respiração, como conhecemos hoje, mas essa história é um pouco chata, então basta dizer que as pessoas já mergulhavam (como se faz numa piscina), mas só em 1943 foi inventada a válvula de alta-pressão que é utilizada no mergulho hoje em dia (ou uma versão arcaica dela).

Basicamente, existem 3 tipos de mergulho:

Livre

Sem equipamento, o mergulhador depende só de sua capacidade pulmonar para mergulhar. Pode ser comparado com um mergulho numa piscina (e pode ser isso mesmo), mas também é conhecido como apneia, na qual muitos vão tão fundo quanto aguentam e ficam um BOM tempo (relativamente, é claro) sem respirar. É bem arriscado, já que um cérebro sem oxigenação pifa para de funcionar, além do risco de se afogar já que nem sempre alguns mergulhadores conseguem retornar à superfície em tempo habil.

Dependente

Esse é feito com um equipamento que não é carregado pelo mergulhador. Basicamente, o ar é levado por um tubo (ou equivalente) que vai até a superfície. O mergulho com equipamentos começou assim, mas hoje em dia ele não é recomendado a amadores, por causa de problemas com pressão da água, entre outras merdas coisas


Autônomo

Provavelmente o primeiro que veio à sua mente quando viu a palavra mergulho. Esse é feito com equipamentos pra você não morrer de frio e equipamentos de respiração subaquática (debaixo da água, pow!). Basicamente esse se divide em 2 tipos: tecnico e recracional, que varia da função, profundidade e misturas de gases (o 'ar')

Claro que eu Quero falar mais sobre o mergulho autônomo profissional, afinal quero falar de hobbies, nada contra quem faz apneia, mas ele é muito mais esportivo, e nada contra que faz outro tipo, mas eu quero mesmo falar de diversão.

Então, vamos aos equipamentos básicos:
Máscara de mergulho - Porque você precisa manter a água longe da sua cara se quiser mergulhar e respirar
Snorkel - O tubo que liga a sua máscara ao cilindro de oxigênio.
Cilindro de oxigênio - é onde fica o ar que você vai respirar lá embaixo, afinal até onde sei, você pode ser santista, mas não é um peixe!
Regulador de pressão - Faz com que o ar comprimido tenha menor pressão ao sair do cilindro, sem ele você abriria o cilindro e ele, na melhor das hipóteses, se esvaziaria em segundos.
Manômetro - mede a pressão do cilindro, assim você sabe se tem ar pra você curtir o mar durante mais um tempo.
Profundímetro - Indica se você está perto da superfície ou não. Normalmente evita sua morte também, já que se você descer muito, seu corpo não aguenta a pressão da água.
Cinto de lastro e Colete equilibrador - usados pra te fazer boiar mais ou afundar mais. Você vai precisar de mais peso pra afundar, mas acredite, vai ajudar muito ter um colete que te ajude a flutuar quando a coisa apertar.
Nadadeiras - Vão te ajudar a sair do lugar quando estiver lá no fundo, já que você não usará os braços como assistência no mergulho
Lanterna - Ora, o fundo do mar é cheio de areia e bichos perigosos e você vai querer ver o que está por perto, mesmo onde o Sol não chega.
Roupa isolante - Ela vai impedir você de ficar com o toba cheio de areia, e te ajudará a se sentir confortável, já que não sentirá tanto o frio do caralho que faz abaixo do mar

MAS não é só isso que você vai precisar pra mergulhar, você precisará de um curso, que te ensina a melhor forma de evitar a morte submarina.

Cursos de mergulho básico duram cerca de 4 dias, entre aulas teóricas e treinamentos na piscina e os preços podem variar de R$420,00 a R$1.000,00, de acordo com o local e material disponibilizado pelo curso. Vale lembrar que você terá várias despesas toda vez que for mergulhar, mas se você tem uma "graninha" para beber, porque não MERGULHAR?


Fontes principais:

Um comentário:

  1. Adorei!!!!! Mas mergulhoé um hobbie que eu nunca teria ou faria, morro afogada com um cuspi!!!! KKKKKK!!!! Mas mandou bem

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme