terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Viagem - Lugares centenários

Recentemente me informei que no ano de 2011 DOIS lugares curiosos completarão um centenário desde a descoberta. Pode ser surpresa para alguns tanto quanto foi pra mim saber destes fatos, mas vale a pena lembrar que no inicio do século XX muita coisa estava mudando e isso permitiu a exploração de praticamente todo o planeta. Então, vamos falar de viagens!


O primeiro lugar é digno de fascinação para pessoas dos mais diversos tipos:

Onde é:
Machu Picchu se baseia numa cidade em ruínas no Peru, a cerca de 2400 metros de altitude o que é BEM alto no topo de uma montanha. Estima-se que já se sabia da existência de ruínas no local em 1870, mas somente em 1911 é que exploradores conseguiram finalmente chegar ao local.

Porque é legal:
As ruínas são do império Inca, o Maior império Pré-Colombiano da América do Sul, mas o interessante mesmo é o planejamento do local, que embora esteja em ruínas, pode-se notar que foi uma cidade elaborada desde o início, com ruas e casas organizadas como poucas cidades o são. A cidade é basicamente dividida em área rural e urbana e a arquitetura de lá é feita com pedras que se encaixam, coisa de um povo que sabia mesmo o que fazer.
Lá você está numa fortaleza, num local histórico, numa das 7 maravilhas do mundo e ainda pode curtir um belo pôr-do-Sol dos Andes.

O que mais?
O império Inca além de possuir uma estrutura relativamente avançada para sua época não deixou muitos vestígios de sua história. O império também se expandiu tendo dominado a maior parte da costa Oeste da América do Sul, mas por conta das Cordilheiras dos Andes, jamais chegou ao Brasil.

O segundo local eu não aconselho para turistas:


Onde é:
O Polo Sul fica na Antártica a outra, não a cerveja, no extremo Sul do Globo terrestre. A Antártica é o continente mais frio, com maior média de altitude e com os ventos mais fortes do planeta. O continente não tem população fixa (até os pinguins fogem de lá), e faz parte de um tratado internacional, sendo aberto à pesquisa científica.

Por que é legal:
Se você for um cientista com bons equipamentos você pode descobrir um monte de coisas que cientistas gostam de descobrir através do estudo do gelo, mas não vai ter muita gente pra quem contar a história pessoalmente. Sua cerveja vai ficar sempre gelada por lá. Se você gosta de temperaturas abaixo de -40°C (quarenta graus negativos!) e não curte praia nem multidões, você já sabe onde passar as férias. Os ventos normalmente atingem 100km/h por vários dias, deve ser ótimo pra soltar pipa ou mesmo voar.

O que mais?
Se você ainda não encontrou motivos suficientes para ficar longe do Pólo Sul, saiba que as criaturas por lá não são nada amigáveis e que as focas, por exemplo, não são criaturas bestas que gostam de brincar com bolas de praia.
Muitos icebergs estão se deslocando das geleiras antárticas, o que dificulta a navegação na região, aumentando o risco de morte. Além disso, o derretimento da própria geleira pode fazer com que você caia num desfiladeiro de 2000 metros de gelo e acredite, cair na água não alivia uma queda dessas.

Enfim, ambos os lugares possuem mistérios ainda não revelados, são objetos de estudos e foram descobertos faz apenas 100 anos.

E você, onde vai passar as férias?

2 comentários:

  1. Vou ficar com Machu pichu que com certeza é muito melhor que antártica que nem da cerveja gosto

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de mencionar Cultura de cara nova amei, carcamano vc e os caras que fazem o cultura existir e acontecer estão de parabéns!!!!!!! Vcs são 10

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme