quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ambiente de trabalho do futuro

Você já pensou como serão as empresas do futuro? Já parou pra pensar em que tipo de ambiente de trabalho você estará daqui a, digamos, uns 5 anos?

Pois é, muita gente pensa nisso, e mais do que pensar, muita gente está construindo hoje esse novo ambiente. O mundo como o conhecemos acaba a cada dia e só nos sobra a visão de um mundo novo e as empresas estão seguindo para esse novo mundo.

Nada de telas holográficas ou supercomputadores que buscam informações direto no seu cérebro, estou falando de novos modos de trabalho, novos estilos de empresas, novas rotinas, ou melhor, a ausência de rotinas. A tendência para empresas nos próximos anos é a flexibilidade de horários, a informalidade no ambiente de trabalho e a maior busca por relacionar trabalho e bem-estar.

Mas o que isso significa exatamente?
Isso significa que a maior parte das empresas vai mudar do atual sistema "cumpra seu horário e faça sua obrigação" para "Fique contente com seu trabalho e gere os resultados esperados". Os horários não serão mais fixos, a necessidade de vestes sociais e de polidez (ou silêncio) serão reduzidas drásticamente. O bem-estar estará em alta no ambiente de trabalho, surgindo ambientes de trabalho mais descontraídos, com menos mesas e mais locais confortáveis para se sentar.

Outra tendência no futuro das empresas é a diminuição de hierarquias. Muita gente vai se revoltar com isso. Está chegando ao fim essa idéia de que chefe é quem manda e que funcionários devem se calar. O questionamento aos superiores se tornará mais comum (mantendo respeito, é claro) pois os funcionários estarão mais à frente das decisões.

A tecnologia vai sim ter sua parte cada vez maior nas empresas, mas isso não é bem uma tendência, é mais pelo avanço normal das coisas e vai variar muito de acordo com ramos e necessidades da empresa.

Claro, isso não se aplicará a TODAS as empresas nos próximos anos, principalmente porque a indústria precisa de certos padrões de funcionamento, mas, de forma geral, a tendência de empresas é essa.

E seu ambiente de trabalho? Já passou pra versão 2.0 ou você AINDA segue a linha oldschool?

Um comentário:

  1. Esse exemplo de forma de trabalho é o adotado pelo google, não?
    Acho interessante a idéia desse ambiente de trabalho mais descontraído, por assim dizer. Sou estagiária em um escritório de arquitetura e lá, existe sim uma hierarquia, mas nossa relação com os chefes é de respeito mas também de participação. Por exemplo, muitas vezes, eu, estagiária no 7º período, me vi dando idéias e modificando toda uma linha de raciocínio de um projeto. Acho que esse padrão de serviço só tem a crescer porque todos tem a ganhar com uma maior troca de idéias, um melhor convívio e qualidade de vida.

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme