domingo, 24 de outubro de 2010

VIDA LONGA AOS MORTOS

Fala galera...





No primeiro comentário caiu na minha mão a responsa pesada - e gratificante - de falar sobre o cinema zumbi , e não precisa ser cinéfilo pra saber que fome por miolos e tripas é um assunto antigo e muito , muito volumoso nas telas . Concordamos que as produções mais velhas são as mais legais desse gênero , os diretores não tinham escrúpulos em mostrar entranhas humanas como aperitivo , e com uma qualidade de podreira que até hoje não se faz igual,quem conhece George A . Romero sabe do que estou falando . Vamos então ao início da história putrefata dos seres rastejantes .


Quando o Haiti conquistou a independência em 1908 depois de uma rebelião , o presidente posto no poder se revelou um tirano insano , o povo se revoltou de novo e despedaçaram o cara em praça pública - podíamos fazer isso com nossos políticos ! - , o que fez o país ser notado pelos Estados Unidos - entrando para a cultura americana como um povo que não se importava com a exposição de tripas - , e os soldados americanos que ocuparam o Haiti depois desse incidente trouxeram relatos - exagerados no mínimo - de trabalhadores do campo que pareciam mortos vivos automatizados e de rituais um tanto "diferentes" . Alguns escritores abraçaram o tema e os livros sobre zumbis começaram a enriquecer as mentes podres - como a minha - dos cineastas .




Começaram então na década de vinte os primeiros esboços do cinema zumbi como Cool Air ( 1928 ) , que conta a correria de um doutor morto vivo que se mantém "conservado" graças ao ar condicionado do seu apartamento , isso até dar pau no aparelho . Mas quem ganha o título de primeiro filme oficial de morto vivo é White Zombie ( Zumbi Branco /1932 ) de Victor Halperin , estrelado pelo lendário Bela Lugosi,que conta exatamente a história de um cientista que traz cadáveres de volta à vida por meio de uma poção para serem trabalhadores ao seu comando . Na década de 30 os americanos estavam mais interessados nos filmes feitos em países exóticos como o Haiti , e isso impulsionou a podreira na telona .


Mas em 1968 o mundo dos esfomeados cadavéricos muda para sempre , pois entra em cena George A . Romero que já chega na "voadora" com A Noite dos Mortos Vivos , e em 1978 manda Despertar dos Mortos que foi refilmado em 2004 por ninguém menos que Zack Snyder como Madrugada dos Mortos( e esse foi o primeiro filme do único cara que deu ordens ao rei Leônidas de 300 ) , o longa "18 anos" de Snyder bateu recordes de estréia e desbancou o famigerado A Paixão de Cristo de Mel Gibson . E acredite se quiser , Romero foi cotado para adaptar o game clássico Resident Evil - foi mal Wendell rsrs - , mas o trampo ficou com Paul W . S . Anderson - muito fraquinho - . Romero aposta agora em refilmagens dos seus próprios trabalhos , como Land of The Dead ( Terra dos Mortos/2005 ) e The Crazies ( 2010 ) .



E você que acha que cinema zumbi é pra diretor "podreira" ( mesmo lendários ) , vai levar uma mordida no cérebro , pois , o cara que dirigiu as produções que arrebataram quase todos os Oscars possíveis , teve como primeiro trabalho o filme considerado o mais grotesco da história , estou falando de Peter Jackson ( trilogia Senhor dos Anéis , King-Kong , e em breve O Hobbit ) e o filme é Fome Animal ( Braindead/1992 ) , o bagulho é tão nojento - e da hora - que na Alemanha e Inglaterra foram censurados 18 minutos , e em outros países como a Suécia foram distribuidos sacos de vômito nos cinemas e nas locadoras para quem se "atrevesse" a alugar . E "pasmem" gastaram cerca de 1000 litros de sangue de porco na brincadeira , metade disso em uma cena só e o filme não teve um corte sequer na edição , sem contar que o "Macaco-Rato da Sumatra" - sua mordida nos transforma em zumbi - é todo em stop motion , assim como o bebê que é gerado de uma "trepada" zumbi e já nasce correndo e quebrando tudo - huahua - . O melhor de tudo porém é a frase do padre que usa golpes de Kung-Fu para derrubar os monstros , "I kick ass for the lord" , "eu chuto traseiros em nome do senhor" , da uma sacada no trailler - vale a pena - .



Peter Jackson parou com isso , George Romero já não é tão podre , e com a digitalização dos efeitos praticamente "mataram" - desculpem o trocadilho - o cinema zumbi , com exceção de planeta Terror de Robert Rodriguez ( 2008 ) , que é uma homenagem gloriosa ao terror trash .



Caso insista em algo novo pode conferir a quadrilogia Resident Evil de Paul W . S . Anderson ( bleargh ) , o último tem um 3-D legal . Vai rolar Orgulgo e Preconceito "zumbi" também esse vai ser decente , e a série The Walking Dead tá na área . Abraço á todos...



...E lembre - se se for mordido ampute o membro infectado "imediatamente" - dependendo do "membro" suicide - se para o seu bem , e da humanidade - , e o único modo de mandar essas criaturas para o inferno de uma vez por todas é destruindo o topo da coluna vertebral , ou seja , ATIRE NA CABEÇA .








9 comentários:

  1. Esse é meu Garoto kkk Ficou maravilhoso adorei já li várias vezes muito bom mesmo... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente fenomenal, Luiz! Aplausos de pé a você cara, não poderíamos ter alguém melhor para falar de cinema com tamanho respeito. Show de bola, ou, de cérebros.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!! Não sabia praticamente nada sobre cinema zumbi.Vou ler toda semana. Te achei 10 cara.

    ResponderExcluir
  4. Caralhooooo... Luiz muito bom! Amei o Trailer .. tem esse filme? kkkk... Pode crêr que vc é o CARA mesmo pra falar de filme!
    ahh vou divulga no Sobre Vibradores!

    ResponderExcluir
  5. Valeu galera vou tentar sempre trazer os assuntos mais legais relacionados às artes cinematográficas,valeu Mary,B.Delícia(confiram o blog da moça aí acimä"sobre vibradores").abraço

    ResponderExcluir
  6. GALERA COMETI UM ERRO ENORME NO POST"VIDA LONGA AOS MORTOS",FORAM GASTOS 1000 (MIL) LITROS DE SANGUE DE PORCO NO FILME"FOME ANIMAL",E NÃO 100 COMO COLOQUEI POR ENGANO...ME DESCULPEM...

    ResponderExcluir
  7. kkkk, eita!

    Muuito Foda. Eu não sabia mesmo quando tinha começado a história de zumbis na telas! Será que se fizermos igual eles começam com filmes trash nacional? XD
    Muito bom post cara! Seleção muito boa dos filmes!

    abração

    ResponderExcluir
  8. Irmão praticamente...já esperava que iria deixar a galera de queixo caido...é nóis!!!!

    ResponderExcluir
  9. Show Luiz, preciso começar a ver filmes do gênero. Parabéns
    PS: Curti o Trailer, a proposito você tem esse filme ai pra emprestar HAUAHAUAHAUHA

    Abraços

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme