quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mortos também possuem histórias

Olá. Iniciando meus posts sobre literatura, aqui estou eu pra falar de ZUMBIS. A fixação por zumbis é unânime neste blog, então procurar por este tema não foi lá muito trabalhoso (ouso dizer que foi prazeroso). MAS, como nosso objetivo é quebrar as correntes da rotina, vou chegar metendo o pé em contrariando um determinado conceito criado aqui no Brasil. Embora inevitavelmente eu vá falar de literatura clássica também outras vezes.



Pois é, quadrinhos é sim literatura. HQ (Histórias em Quadrinhos)possuem diversas histórias de alta qualidade no que se refere à tramas (pra não falar dos desenhos). O que traz a idéia de que quadrinhos não são considerados literatura é justamente a falta de investimentos (e consequentemente criação) na área, pois no Brasil HQ ainda é visto como história para crianças... ESTÃO ERRADOS!

Os Mortos-Vivos (Walking Dead no original) é uma série de Quadrinhos criada por Robert Kirkman e o desenhista Tony Moore, que foi substituído mais tarde por Charlie Adlard. A série começou a ser publicada em 2003, embora a ambientação pareça mais antiga à primeira vista, pelo cenário inicial e também pelos traçados à maneira clássica (eu disse clássico e não tosco, note bem).  A série ganhou em 2010 o prêmio Eisner Award de Melhor Série Contínua na San Diego Comic-Con.

A série mostra claramente, já pelas capas, que HQ é coisa pra quem tem estômago forte não é só para crianças, e não digo isso só pelas caras feias ou tiros, pois a trama é forte e mortes não são amenizadas para suavizar a leitura, é tudo preto no branco (aliás, a série é em preto e branco), tripas, tiros na cabeça, vísceras voando, vômitos e pulos sobre prédios, na forma mais descarada, entre outras coisas... não vou falar muito pra não estragar possíveis surpresas.

Enfim, embora a história pareça batida (um grupo de sobreviventes tentando achar um lugar seguro no mundo cheio de zumbis), o adicional fica exatamente no que falta em histórias de zumbis mais recentes (vide o filme ‘Resident Evil 4’) que é trama, dramas humanos e tripas aparecendo! (Eu já disse que adoro tripas sendo devoradas?)

O Nome pode parecer comum pra quem está ligado na net também, afinal a série ganhou sua versão para TV neste ano. A série tem estréia para próxima semana aqui no Brasil, próximo ao Halloween, não por coincidência, é claro. A série vai ter pontos diferentes, claro, vai amenizar um pouco dos vômitos e tripas, mas ainda assim será mais brutal que boa parte dos filmes mais novos de zumbis, além do fator contemporâneo: a série terá uma ambientação em maior acordo com nossa tecnologia, pelo que transparece no episódio piloto que vazou na internet, claro. Enfim, é uma boa dica, mas LEIA os quadrinhos e não irá se arrepender. ^^

Atualização: E se você gostou e se interessou pela série em quadrinhos, pode acabar tendo dificuldades para encontrar nas bancas (pelo menos aqui no Vale do Paraíba), Mas pode encontrar pelo site da Editora HQ MANIACS, ou em sites de grandes livrarias de São Paulo.

É Claro, também existem livros sobre Zumbis, e você os encontra em diversas livrarias (ou pelo internet)... entre os que achei mais legais estão:

Guia de Sobrevivência a Zumbis de Max Brooks (editora Rocco) - Um guia para sobreviver ao dia em que ELES começarão a andar (?)

Orgulho e Preconceito e Zumbis de Seth Grahame-Smith (editora Intrinseca) - Uma releitura do clássico da literatura Mundial, apimentado com Zumbis, é claro!
Existem outros, MUITOS outros, mas estes são os que me disponho a citar por "saber algo sobre", entre outras coisas...

E você? Conhece mais leituras boas de zumbis? Acha que HQ é mesmo literatura, ou só coisa para crianças? Comente, discuta, discorde, queremos saber o que você pensa a respeito. 

6 comentários:

  1. Fala meu bom,The Walking Dead -HQ-é fácil de encontrar,ou só na net?seu post foi fucked guy,abraço

    ResponderExcluir
  2. *Facepalm* Nossa, realmente esqueci de comentar isso =/
    Corrigido o erro. Muito obrigado cara!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!! Fora revista em quadrinhos não tem um livro que fale ou conte histórias sobre zumbis nada contra revistas em quadrinhos mas sou fanática por leitura leio até bula de remédio, mas mesmo assim adorei. Valeu vc é 10 tbm.

    ResponderExcluir
  4. A dica foi colocada.
    Juro que é a última atualização! ^^
    Enjoy.

    E muito obrigado! XD

    ResponderExcluir
  5. Caraca veio vou ter manter o nivel no meu post na sexta...todos são bons de mais!!! Parabéns Helder e claro que meu presente pra mim mesmo nesse Natal vai ser Orgulho e Preconceito e Zumbis!!!!

    ResponderExcluir
  6. Post muito digno! Como sempre, Hélder esbanjando conhecimento! Parabéns cara, excelente post.

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme