sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quanto vale a marca?

Dia desses eu estava atoa na net pesquisando um pouco sobre o valor de marcas (por causa da matéria de Gestão de Marcas na faculdade) e entre algumas noticias, encontrei um rank com as marcas mais valiosas de 2010 segunda o Interbrand (um dos orgãos mais respeitados no quesito de avaliação de marcas), então resolvi deixar aqui pra vocês o Topi Faive de marcas de 2010:

Quinto lugar: GE

Quando pequeno eu viajava nesse simbolo!
Marca de eletrodomésticos. Sinceramente fiquei surpreso, afinal o bordão mais conhecido desse ramo por aqui é "não é assim uma Brastemp", mas sei que a GE é uma boa marca e está sempre lançando produtos inovadores. A Marca Vale uma média de 42,8 Bilhões de dólares, logo acima daoMcDonalds.

Quarto Lugar: GOOGLE

Já disse que adoro o Google?
O gigante e manipulador de resultados Google mantém seu nome como marca forte no mercado. Entrando agora (não tão recentemente) no mundo dos sistemas operacionais, o Gigante tem se tornado cada vez mais valioso. Em suma, a marca valia em 2010 uma média de 43,5 Bilhões de dólares.

Terceiro Lugar: Microsoft

Já a Microsoft, nem tanto...
Apple Fanboys, morram! Microsoft é a terceira marca mais valiosa do mundo, mesmo com todas suas "falhas de sistema" e todo desprezo, Microsoft continua sendo uma das marcas mais valiosas do mundo, devido ao domínio de mercado popular e fácil acessibilidade aos seus programas falhos, ams em constante atualização. A marca vale cerca de 60,8 Bilhões de Dolares, muito acima do quarto colocado.

Segundo Lugar: IBM

Logo QUASE atemporal
Esse dinossauro dos softwares e hardwares não deixou de ser uma potente marca de tecnologia desde os primordios e hoje é, entre as marcas voltadas à tecnologia, a mais valiosa. Responsavel por softwares supercompetentes de administração e pelos mais famosos servidores, a marca vale cerca de 64,7 Bilhões de dólares.

E a Campeã: Coca-cola

Best ever!
A marca que é mais conhecida pelo seu refrigerante de cola (e que segundo dizem, já teve cocaina em sua fórmula) possui uma linha inteira de refrigerantes (desde a porcaria da fanta uva até o guaraná Jesus), marcas de roupas, acessórios e sabe-deus-o-que-mais sob seu nome, é conhecida mundialmente e mesmo tendo sua identidade sempre vermelha, soube se adaptar às necessidades e também já criou embalagens azuis para agradar ao consumidor. Com os comerciais mais psicolélicos possíveis, a marca vale uma média de 70,4 Bilhões de dólares.

Tomar uma dessas hein?! Muito bom!
Claro, que o valor da marca não significa que ela mesteja a venda, ou mesmo que com esse dinehiro você consiguiria vendê-la, afinal, quem iria vender uma marca que vai ficar cada vez mais valorizada? Uma curiosidade é que valor de marca não tem relação total com equipamentos da empresa (coca-cola não possui industrias, só marcas hoje em dia), sendo o valor da marca uma soma do quanto as pessoas pagam a mais por aquela marca, ou seja, cada vez que você paga R$4,50 numa coca-cola ao invés de R$1,00 num piracaia cola, você está adicionando R$3,50 ao valor da marca coca-cola.

Talvez isso tudo pareça não fazer diferença na sua vida, mas pense por outro lado: se somente a MARCA pode ter todo esse valor, vale a pena investir mais na sua imagem (que é sua marca), não é mesmo?!

Um comentário:

  1. Mto bom tbm...E a cada dia que passa a Coca-Cola fica mais rica só com o povo cocolatra de casa...até caderno tem u.u Tenso!

    ResponderExcluir

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme