terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hobbies: Astronomia

Seguindo, ainda na série sobre Hobbies, apresento a vocês um Hobbie que com o tempo se tornou algo científico e de grande importância, mas que ainda assim pode ser praticado como Hobbie por alguns: ASTRONOMIA

colocação a ser feita é que astronomia nada tem a ver com astrologia, pois embora ambas sejam baseadas nos astros, a primeira tem foco no mundo físico, enquanto a outra é uma série de teorias espirituais (ou sei-la-o-que). Assim, a astronomia é o estudo dos astros, galáxias... o estudo do universo como um todo.

Embora não se possa definir exatamente qual a civilização que primeiro utilizou a observação dos astros, é um consenso de que faz MUITO tempo desde que alguém notou que a grande bola brilhante no céu não ficava parada, ocasionando o dia e a noite, mas como isso pode parecer ÓBVIO demais, convém dizer que os egípcios, por volta de 750 A.C., começaram a fazer uso disso, criando o relógio solar. Claro que outras civilizações já utilizavam os astros para outras coisas, mas isso é assunto pra séculos de discussão.

Enfim, em 600 A.C Tales de Mileto (Mileto fica na Grécia) conseguiu "prever" um eclipse e a partir daí devem ter começado a chamar astrônomos de bruxos e essa perseguição se seguiu até muito mais tarde quando Galileu Galilei foi condenado só porque disse que a Terra girava em torno do Sol e que não éramos o centro do universo e ainda hoje tem "gente" que se acha o centro do universo. Mas não há com o que se preocupar, o problema já foi resolvido e hoje isso é aceito com a maior naturalidade até mesmo por seus avós, inclusive. Sabe-se até que existem outros astros com planetas rodando ao redor dele.

Astronomia consiste então na mania de observar os astros, "mapeá-los" ou mesmo, o que é mais divertido, apenas ver cometas e outras coisas que não se pode ver a olho nú. Uma das coisas interessantes sobre este hobbie é que não tem idade nem risco quando se pratica, mesmo uma garotinha de 10 anos pode descobrir uma supernova e ainda há muito a se descobrir... mesmo se você não quiser revolucionar a ciência, você ainda vai poder simplesmente ficar olhando lá pra longe, e ver o quanto o universo é grande e notar que o céu não é plano como parece quando olhamos daqui de baixo.

Para ser um astrônomo não é muito difícil: você vai precisar de 3 coisas:
1 - Vontade
2 - Um lugar ao ar livre com baixa iluminação (ou nenhuma, de preferência)
3 - Um telescópio, que é o instrumento usado para ver muito, muito longe e custa à partir de uns R$150,00 + ou - (podendo chegar a mais de R$10.000,00 se quiser esbanjar $ )

É um Hobbie relativamente barato e não exige constante dedicação nem altos custos, você pode deixar seu telescópio guardado por anos e ainda assim ele vai continuar sendo um telescópio.
E então, vamos nos desligar um pouco da Terra e olhar para o alto.

OUTROS HOBBIES:
Aquarismo
Mergulho
Paraquedismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme